/

Drone filmou fenda que ameaça separar iceberg gigante da Antártida

Uma fenda de 40 km de extensão está a ser monitorizada por sensores e levou ao encerramento de uma base de investigação do Reino Unido na Antártida.

Por ter sido descoberta no Dia das Bruxas, a 31 de outubro, a formação é conhecida como “fenda Halloween” e, segundo o jornal The Idependent, está a apenas 17 km da base científica Halley VI, colocando em risco de vida dos cientistas que lá residem.

De acordo com o British Antartic Survey, que divulgou as imagens da fenda, a base britânica de investigação científica vai ser transferida para um novo local a 23 km da sua atual posição, e estará fechada durante o inverno antártico, entre março e novembro.

Os especialistas esperam voltar a instalar a base na sua localização original em novembro, mas receiam que a estação, construída em 2012, possa ficar a flutuar num iceberg.

Luke Collins / Flickr

A base britânica de investigação científica Halley VI

A base britânica de investigação científica Halley VI

Esta fenda existe há décadas, sendo por isso considerada um formação geológica e não climática, e tem “apenas” 40 km de extensão. Em dezembro, a NASA descobriu na plataforma de gelo de Larsen C, na Antártida, uma gigantesca fenda com 112 km de comprimento, 100 metros de largura e de cerca de 500 metros de profundidade.

Segundo o Live Science, os cientistas acreditam que esta fenda pode ter surgido nos últimos dois anos, o que indica a rapidez do derretimento do gelo polar.

A fenda continua a crescer rapidamente e, com a chegada do verão no hemisfério sul, a plataforma de gelo de Larsen C irá transformar-se num iceberg gigante com cerca de 6.500 quilómetros quadrados.

John Sonntag / NASA

Foto aérea da NASA revela uma enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida

Foto aérea da NASA revela uma enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.