Drogas encontradas em carro diplomático do Vaticano em França

coastguardnews / Flickr

Um carro diplomático do Vaticano que transportava quatro quilos de cocaína foi intercetado pela polícia aduaneira da França numa portagem perto de Chambéry, na região dos Alpes franceses.

Além de cocaína, 200 gramas de cannabis foram encontrados em bagagens no carro com matrícula diplomática, ocupado por dois italianos, de 30 e 41 anos, que permanecem detidos para interrogatório.

Segundo os investigadores franceses, o veículo pertence ao cardeal argentino Jorge Maria Mejía, de 91 anos, bibliotecário emérito do Vaticano, responsável pelos arquivos secretos da instituição religiosa.

De acordo com a agência I.Media, especializada na Santa Sé, o Vaticano confirmou que um de seus carros diplomáticos foi apreendido em França com droga a bordo, mas ressaltou que nenhum membro ou funcionário do Estado está envolvido diretamente no caso.

Como os dois italianos não possuem passaporte diplomático, nada até o momento aponta para o envolvimento direto do Vaticano nessa operação de tráfico, de acordo com fontes judiciais ouvidas pela imprensa francesa.

Descoberta e apreensão

A descoberta e apreensão da droga ocorreu no domingo, mas a notícia só foi divulgada esta terça-feira em França, inicialmente pela rádio RTL.

Os primeiros elementos das investigações permitiram apurar que o secretário particular do cardeal argentino havia enviado o carro para revisão alguns dias antes.

Suspeita-se que os italianos teriam aproveitado para ir até a Espanha para comprar a droga, convencidos de que escapariam, no regresso a Itália, do controlo nas fronteiras graças à matrícula diplomática do carro. Mas essa versão ainda não foi confirmada, afirmaram fontes judiciais francesas.

A polícia judiciária de Lyon foi encarregada das investigações pelo ministério público de Chambéry.

Em janeiro, a autoridade aduaneira alemã tinha interceptado um pacote destinado ao Vaticano contendo 14 preservativos cheios de cocaína, segundo o jornal Bild am Sonntag.

De acordo com a publicação, a caixa continha 340 gramas de cocaína, com valor estimado de 40 mil euros, e tinha sido enviada de um país da América do Sul. O destinatário do pacote não foi identificado.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.