//

Droga, notas de 500 euros e muitos telemóveis na prisão de Sintra

3

Há vídeos divulgados na Internet que revelam uma festa na prisão de Sintra com os reclusos a comprar e a consumir droga, com muita comida e muitos telemóveis — e sem nenhum guarda prisional à vista.

As imagens começaram por ser divulgadas pelo jornal Correio da Manhã, mas foram entretanto também difundidas por outros órgãos de informação, nomeadamente pela SIC.

Nelas é possível constatar a descontracção absoluta dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra a vender e consumir droga e a usar telemóveis, que são proibidos nas cadeias portuguesas.

No vídeo divulgado pelo canal televisivo, não se vê qualquer guarda prisional por perto e são ainda reveladas fotografias de reclusos, publicadas pelos próprios nas redes sociais, onde alguns surgem com notas de 500 euros que serão falsas.

As imagens, registadas com telemóveis dos reclusos, foram publicadas nas páginas de Facebook dos mesmos, adianta o Jornal de Notícias.

Segundo explicou um guarda prisional ao jornal, a festa registada nos vídeos realizou-se numa das salas de convívio da prisão para comemorar a entrada de “um recluso famoso por aqueles lados”,

De acordo com dados oficiais citados pelo JN, a prisão de Sintra tem 753 reclusos e 158 guardas prisionais.

Mas o estabelecimento de alta segurança chega a ficar com apenas 10 guardas de serviço em certas alturas do dia, revela a SIC.

Festa já está a ser investigada

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais anunciou entretanto que já está a investigar a festa que terá sido autorizada.

“Está a decorrer processo de inquérito a esta situação, bem como à da utilização de telemóveis por reclusos, o que não é permitido”, salienta a DGRSP, em comunicado citado pela Lusa.

“Mais se informa que as alegadas notas de 500 euros correspondem a fotocópias que se encontram apreendidas, estando os reclusos envolvidos a ser objecto de processo disciplinar”, acrescenta o comunicado da DGRSP.

A mesma fonte refere que os produtos alimentares que aparecem nos vídeos são “vendidos” no Estabelecimento Prisional e garante que serão feitas “as participações devidas ao Ministério Público, sendo que os principais protagonistas serão colocados em regime de segurança”.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Agora pergunta-se como é que em cadeia de “alta segurança” existe tudo aquilo que é proibido, andam a brincar com as pessoas e com o nosso dinheiro e sobretudo com a nossa segurança, precisamos também de um partido que conteste tudo isto e que ponha toda esta pouca vergonha em causa, basta de tanta liberdade e de tanta farsa.

  2. e a maior das vergonhas o que se passa nessa terra de fenómenos a prisão mais se confirma que e um mero hotel para bandidos que tem cama mesa e festas telemóveis drogas tem tudo somente porque alguém e conivente com esta malandragem. Faz falta em portugal e um joe arpaio que e sherif na california que todos os que por la passam não desejam la voltar mas isto e na america

    • Realmente a “América” é mesmo o melhor exemplo de prisões a nível mundial…
      É triste quando a ignorância não dá mais…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.