Donald Trump sugerido para o Prémio Nobel da Paz

5

Gage Skidmore /Flickr

O milionário americano Donald Trump

Donald Trump, o controverso candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA, é um dos nomeados ao Prémio Nobel da Paz. Mas tem poucas hipóteses de ganhar.

O nome de Donald Trump como candidato ao Nobel terá sido avançado por um dos nomeadores elegíveis para enviar propostas ao Comité Nobel, revela Kristian Berg Harpviken, observador do Prémio e líder do Instituto de Pesquisa da Paz, em Oslo, de acordo com o jornal Independent.

Este elemento refere que o nomeador norte-americano, que não é identificado, terá proposto o candidato Donald Trump para o Nobel da Paz, alegando que defende uma “paz vigorosa através de uma ideologia forte usada como arma de ameaça de dissuasão contra o Islão radical, o ISIS, o Irão nuclear e a China comunista”.

Trump tem marcado a campanha presidencial nos Estados Unidos com diversos comentários polémicos, motivadores de divisões e brechas sociais, propondo, nomeadamente, que não seja permitida a entrada de muçulmanos no país.

Fez ainda comentários ofensivos para com os emigrantes mexicanos, propondo a criação de uma “grande e bonita parede” na fronteira entre os EUA e o México, para evitar a sua entrada no país.

Na lista de nomeados para o Nobel da Paz estarão ainda, além de figuras como o Papa Francisco e de um activista que tem feito campanha pelas sobreviventes de violação vítimas do grupo terrorista Estado Islâmico, Edward Snowden, o Secretário da Energia dos EUA, Ernest Moniz, e o líder da Organização Iraniana da Energia Atómica, Ali Akbar Salehi.

Além destes candidatos, surgiu há pouco tempo uma petição que pede que o prémio deste ano seja entregue aos moradores das ilhas gregas que receberam dezenas de refugiados sírios.

Todos os anos o Comité Nobel recebe mais de 200 candidaturas enviadas pelas milhares de pessoas que podem propor nomeações.

ZAP

5 Comments

  1. Isto até parece uma notícia do Inimigo Público.
    Todavia, como já nomearam tanta gente que não o merece e que nem sequer promove ou tenta promover a paz mundial, mais um ou menos um não deve fazer grande diferença. :/

  2. Hehehehehehehehehehehehehehehehehehehe….. Tenho de admitir que não ria tanto dele depois da anedota dele dos migrantes! Heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheehehe

  3. Bem… Se um assassino como o Obama pode ganhar o prémio, porque não o Trump? Mas… também desta forma se chega á conclusão que os “nomeadores elegíveis” são doidos! Se calhar deviamos saber quem são, para fugir deles…
    Utilizando uma frase do Asterix (com uma “pequena” modificação) “Estes noemadores são doidos!”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.