/

Donald, não é fixe não saber do que se fala

10

Jason Szenes / EPA

Discurso de Barack Obama na Rutgers University Commencement

Discurso do presidente Barack Obama na Rutgers University Commencement

O presidente dos Estados Unidos criticou este domingo o populismo do candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, sem nunca o nomear, durante uma cerimónia de entrega de diplomas na Universidade Rutgers, perto de Nova Iorque.

O presidente nort-americano Barack Obama convidou os estudantes a não pensar numa hipotética idade de ouro norte-americana, e considerou que os “bons velhos tempos não tinham sido assim tão bons”, citando a discriminação racial, a pobreza ou o lugar das mulheres na sociedade.

“O mundo nunca esteve tão interligado, construir muros não mudará nada”, declarou Obama, numa referência à proposta de Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Sem nunca nomear o nome do republicano, o presidente norte-americano acrescentou que nenhum muro poderá deter as epidemias de Zika ou Ébola, ou resolver os problemas de competitividade relacionados com a globalização.

“Isso não vai melhorar a nossa economia ou a nossa segurança. Isolar ou denegrir os muçulmanos, ou sugerir que sejam tratados de forma diferente nas fronteiras é contrário não só aos nossos valores, como também aquilo que somos”, disse.

“Isso contradiz o facto de o nosso crescimento, as nossas inovações, o nosso dinamismo terem sido sempre alimentados pela nossa capacidade de atrair os melhores dos quatro cantos do planeta”, sublinhou.

O presidente norte-americano denunciou os políticos que rejeitam, em nome do politicamente correto, a ciência e a razão.

“Na política, como na vida, a ignorância não é uma virtude”, afirmou.

Não é fixe não saber do que se fala. E isso nada tem a ver com o ser franco ou dizer a verdade, ou lutar contra o politicamente correto. Trata-se apenas de não saber o que se diz”, acrescentou, numa referência clara a Trump, que afirma ser um candidato politicamente incorreto.

Barack Obama participava na cerimónia de entrega de diplomas da Universidade Rutgers, onde em 2014 e após um protesto de estudantes foi cancelada a presença da republicana Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado do presidente George W. Bush, devido ao seu papel no início da guerra do Iraque.

“Na minha opinião parece-me errado pensar que este país nada podia aprender com a sua intervenção e que seja benéfico não lhe dar a palavra”, criticou o presidente democrata.

/Lusa

10 Comments

    • Trump(e)? Melhorar o mundo? É possível… Se se considerar a extinção da vida humana na terra (terceira Guerra Mundial) uma melhoria, então estou de acordo consigo. Vamos é esperar é que essa “melhoria” nunca aconteça…

    • Nosso?!
      Calma que não somos todos tão limitados como tu!…
      O Trump só vai “melhorar o mundo” só para que tem trampa no sitio do cérebro!

  1. Dos 3 candidatos, a melhor opção para os americanos, é de longe o Trump. Mas este imbecil do Obama ainda vai fazer mais estragos antes de ir embora. Não é à toa que ele refere o Zika ou o Ébola. Cheira-me que ele ainda vai arranjar qualquer motivo para decretar a Lei Marcial no EUA e assim impedir as eleições e ficar ele como ‘Imperador’. Aí sim vai fazer estoirar uma guerra civil lá. Esperar para ver.

    • É incrivel! Ao caracterizar o Obama acabou por enumerar (algumas) caraterísticas do próprio Trump!… Como é bom ficar na ignorância. Só tem de se preocupar quando for a sua vez de… pagar!

  2. Realmente há pessoal que não faz a mínima ideia da besta que o trampa é. Parece que têm palas nos olhos, meu deus…
    Enfim!!!

    • O pior é que, para além de trampa, é um homem muito perigoso. Porque é doido e ninguém tem a coragem de lhe explicar que todas as suas ideias teêm gravíssimas consequências para ele (e já nem falo de toda a gente!). “Eu é que sei!” – O problema é que ele não sabe nada… de nada! E fica um homem destes a liderar os destinos do mundo?… Medo… Muito medo…

  3. Falam os super entendidos que vão buscar as noticias ao ZAP e Facebook.

    Queres testar o teu profissionalismo, olha para os teus resultados.
    Que resultados trouxe Hussein Obama aos USA além de a economia totalmente quebrada e baseada em estímulos e benefícios, um comunismo mascarado e uma ridícula tensão que não se via desde 1966.

    Enfim, os cegos a gozarem da cegueira dos outros, foram muitos anos de ataques psicológicos e introdução de um sentimento de culpa por algo que nenhum de nos vivo fez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.