Dois terços dos portugueses preferem Costa no PS

3

António José Seguro / Flickr, FraLiss / Wikimedia (TD)

António Costa reúne a preferência de quase dois terços dos portugueses para a liderança do PS. As conclusões são de uma sondagem que indica que a maioria dos inquiridos prefere a convocação de eleições internas no partido, em vez de primárias.

O barómetro i/Pitagórica de junho, publicado esta segunda-feira, aponta que 60,5% dos inquiridos prefere António Costa na liderança do PS, e apenas 18,2% considera que António José Seguro seria o “melhor líder do PS, neste momento”.

A maioria dos inquiridos – 56,3% – prefere a convocação imediata de eleições internas, em vez de primárias. De acordo com a sondagem, entre os inquiridos que querem defendem eleições no PS no curto prazo estão sobretudo os eleitores que, em 2011, votaram PS ou CDU.

No entanto, em termos do calendário socialista, sobe para 29,2% a fatia dos que consideram que Seguro, atual secretário-geral do PS, deve permanecer no cargo até ao próximo ano sem marcar eleições internas – seja para o lugar de secretário-geral, seja o de candidato a primeiro-ministro pelo partido -, disputando o cargo de chefe de Governo nas legislativas previstas para outubro de 2015.

Por outro lado, quanto às alternativas de António Costa enquanto presidente da Câmara de Lisboa, 33,2% dos inquiridos consideram que o autarca deve “manter-se na câmara, cumprindo o mandato para que foi eleito”, ou pelo menos, manter as suas funções até às legislativas.

28,7% dos inquiridos defende que Fernando Medina, vice-presidente da CM Lisboa e atualmente com responsabilidades na gestão financeira da capital, poderia ocupar o ligar deixado vago pelo autarca. A realização de eleições intercalares para a câmara de Lisboa – alternativa que dá corpo às exigências do PSD – reúne a preferência de 22,1% dos inquiridos.

ZAP

3 Comments

  1. Como a decisão é dos orgãos do PS,fazer conjecturas e formular desejos,pouco ou nada representa.Meras especulações para entreter o povo saturado de tanta insensatez . Temos tempo de pensar em tempo oportuno.Hoje e agora há mais que nos preocupa.M as as pessoas deliram com escândalos e a vida alheia.Penso eu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.