/

Dois estudantes criam impressora 3D acessível a todos

B!T

-

A SkyForge consiste numa máquina de vendas automática com uma impressora 3D. A ideia é que em qualquer local público possa haver uma máquina de impressões 3D disponível para todos.

A empresa Element Robot foi criada por dois jovens alunos da Universidade de Idaho, e foi com base nessa ideia que foi criada a SkyForge, uma impressora 3D com um funcionamento parecido com o de uma vending machine.

O projeto foi testado no laboratório de química da Universidade de Idaho e deu a possibilidade aos alunos de imprimirem aquilo que quisessem. A máquina ficou conhecida em toda a universidade e, por exemplo, um dos alunos utilizou a máquina para imprimir o seu VW Beetle.

As várias utilizações da máquina dividiram-se entre os que usam a mesma para imprimir peças de engenharia ou aqueles que imprimem objetos mais lúdicos e banais como capas de telemóvel.

Segundo um dos criadores, “as pessoas passam, vêem a máquina a trabalhar e ficam vidrados a observar”, o que comprova o efeito que a máquina de impressão 3D tem causado na universidade norte-americana.

A impressora 3D usa um plástico especial sobre um prato de vidro aquecido. Os utilizadores são avisados por email do início, meio e fim do processo.

“O artigo finalizado fica disponível numa prateleira a que qualquer um pode aceder, mas a Element Robot pretende criar um sistema que permita que o objeto só possa ser levantado pelo seu criador.”

Ainda outra novidade deverá ser a inclusão de uma ranhura para cartões SD para que o usuário possa trazer o trabalho de casa.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.