Doente terminal russo quer submeter-se a um transplante de cabeça

2

East2West News

Valeri Spiridonov, o russo que se voluntariou para o primeiro transplante de cabeça

Valeri Spiridonov, o russo que se voluntariou para o primeiro transplante de cabeça

Um doente russo com atrofia muscular espinal, uma grave doença degenerativa de origem genética, quer submeter-se a uma intervenção cirúrgica pioneira em que a sua cabeça seria transplantada para um corpo saudável, divulgaram esta quinta-feira os media russos.

Segundo a comunicação social russa, o paciente, um programador identificado como Valeri Spiridonov, terá entrado em contacto com o controverso médico italiano Sergio Canavero, que acredita que será tecnicamente possível realizar esta intervenção cirúrgica em 2016.

“Esta é a minha decisão final e não penso mudar. Medo? Claro que tenho, mas se não tentar, o meu futuro pode ser ainda pior“, afirmou o doente, de 30 anos.

O programador russo comparou este procedimento cirúrgico com a conquista do espaço: “Esta experiência é um grande avanço científico que está ao mesmo nível do voo de [Yuri] Gagarin”, disse Valeri Spiridonov, em declarações à televisão russa Zvezda, referindo-se ao cosmonauta russo que foi o primeiro homem a ir ao espaço.

O tempo joga contra Spiridonov, que piora a cada dia que passa e que já superou a esperança de vida normalmente atribuída às pessoas que sofrem desta doença, marcada pela degeneração do neurónio motor medular e pela perda gradual de massa muscular.

Em declarações à agência russa Interfax, Valeri Spiridonov afirmou que recebeu um convite para participar numa conferência internacional de neurocirurgiões em Illinois, nos Estados Unidos, este verão.

“Recebi o convite do doutor Canavero, que concorda em realizar a operação. Agora o importante é encontrar os meios necessários”, referiu.

Spiridonov disse ainda que está preparado psicologicamente para fazer a intervenção, uma vez que tem recebido o acompanhamento necessário, incluindo da mãe que é psicóloga.

O italiano Sergio Canavero pretende reunir uma equipa de 150 médicos e enfermeiras para realizar a operação cirúrgica, que deverá custar mais de 10,3 milhões de euros.

A única referência que existe sobre uma operação com contornos idênticos remonta à década de 1970, quando o médico Robert White, da Universidade de Medicina Case Western Reserve (Estados Unidos), transplantou a cabeça de um macaco para o corpo de um outro macaco.

O animal acabou por morrer oito dias depois da intervenção cirúrgica.

/Lusa

2 Comments

  1. Muito útil para trocas que se irão apresentar aquando para os períodos eleitorais que se aproximam.~´E mesmo necessário trocar por novas as cabeças dos politico/partidários vegetam por aí.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.