/

Doença das vacas loucas detectada em França

Dirk Ingo Franke / Wikimedia

-

A chamada doença das vacas loucas volta a ser notícia na Europa, depois de terem sido detectados novos casos em França. O ministro da Agricultura Francês confirma, pelo menos, duas situações, mas fala em casos isolados.

Esta semana foi detectada uma vaca com a doença numa exploração das Ardenas, no nordeste de França. Isto depois de, em meados de Março, ter sido encontrado outro caso suspeito noutra exploração, na carcaça de uma vaca morta que não seria destinada ao consumo humano, noticia o jornal francês Le Figaro.

Quanto à situação mais recente, o ministério da Agricultura francês refere, num comunicado citado pelos média, que “a suspeita de caso de encefalopatia espongiforme bovina detectada numa vaca de cinco anos, falecida prematuramente numa exploração das Ardenas, foi confirmada a 23 de Março pelo laboratório de referência da União Europeia”.

O ministério também sublinha que o caso não tem “nenhuma consequência para o consumidor”.

Apesar disso, refere que vai solicitar à Comissão Europeia para que a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos, em conjugação com a Agência Nacional de Segurança Sanitária, investigue o caso “para melhor compreender a origem e a causa destes casos isolados em bovinos jovens”.

O ministro da Agricultura português, Capoulas dos Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso, mas deverá fazê-lo no decurso do dia.

França é o terceiro país com mais casos detectados da doença, desde que foram diagnosticadas as primeiras situações na década de 1990, atrás do Reino Unido e da Irlanda. Portugal aparece no quarto lugar da lista.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.