//

Doação de casal chinês a Universidade de Yale desencadeia debate na Internet

DR beijingrelocation.com

Zhang Xin e Pan Shiyi lideram o império imobiliário SOHO China

Zhang Xin e Pan Shiyi lideram o império imobiliário SOHO China

A doação de 10 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros) feita por um casal de milionários chineses à prestigiada universidade norte-americana Yale reavivou o debate entre os internautas chineses que argumentam que o dinheiro seria mais útil se ficasse no país.

Pan Shiyi e a sua mulher Zhang Xin, que lideram o império imobiliário SOHO China, anunciaram na quarta-feira a sua generosa doação à Universidade de Yale.

Não foi a primeira vez: o mesmo casal já tinha doado, em julho, 15 milhões de dólares (12 milhões de euros) à Universidade de Harvard e comprometeu-se a gastar 100 milhões de dólares (79 milhões de euros) para permitir que estudantes chineses desfavorecidos entrem nas mais prestigiadas universidades do mundo.

“O potencial de cada um é como um tesouro escondido que a educação permite revelar: as bolsas SOHO China pretendem oferecer as melhores oportunidades educativas aos estudantes mais promissores da China continental”, explicou Pan Shiyi em comunicado.

O anúncio da doação foi acolhido por um mar de críticas e comentários na Internet, reavivando o debate sobre as oportunidades que estas doações de milionários chineses criam, ao serem dadas a universidades norte-americanas já em boa situação financeira.

“Vão a correr dar o seu dinheiro a estrangeiros, mas quem é que se preocupa com os estudantes chineses pobres nas regiões montanhosas e isoladas?”, referiu um utilizador do microblogue Weibo.

“Será que Pan não quer apenas comprar um bilhete de entrada que permita ao seu filho integrar mais tarde uma universidade de elite no estrangeiro?”, interrogou-se outro internauta, recuperando uma crítica feita por muitos durante o verão.

Outros, no entanto, defenderam o casal. “Os mesmos comentadores patrióticos que acusam Pan de lapidar o dinheiro do povo chinês, não dão nenhum contributo positivo à sociedade”, observou uma pessoa.

Pan Shiyi não é apenas dono de uma das maiores fortunas da China, mas também um ‘blogger’ famoso, com o seu Weibo a atrair mais de 17 milhões de seguidores.

Mais de um quarto dos estudantes estrangeiros nos Estados Unidos é oriundo da China, de acordo com o Instituto Internacional de Educação, uma organização independente.

Apesar de os seus estudos serem maioritariamente suportados pelas famílias, as bolsas SOHO China destinam-se a permitir que os alunos mais desfavorecidos possam também partir para o estrangeiro, e em particular para Yale, “sem terem de suportar o fardo financeiro”, explicou Zhang Xin em comunicado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.