/

Dívida pública sobe e atinge os 134% do PIB até junho

Béria Lima / Wikimedia

Banco de Portugal, Braga

A dívida pública portuguesa subiu para os 134% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro semestre, acima dos 132,4% registados no final dos primeiros três meses de 2014, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com dados do boletim estatístico divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), a dívida pública na ótica de Maastricht (a que conta para Bruxelas) alcançou os 223.270 milhões de euros em junho deste ano.

No boletim divulgado no final de maio, referente ao primeiro trimestre, o banco central dava conta de que a dívida pública portuguesa estava nos 132,4% do PIB, o equivalente a 220.684 milhões de euros.

No final de 2013, a dívida pública portuguesa equivalia a 129% do PIB, cerca de 215 mil milhões de euros.

Contas externas com défice de 39 milhões

As contas externas de Portugal atingiram um registaram um défice de 39 milhões de euros até junho, quando no primeiro semestre do ano passado apresentavam um saldo acima dos 1.700 milhões de euros.

O Boletim Estatístico divulgado pelo BdP relativo ao primeiro semestre mostra que as contas externas de Portugal registaram um défice de 39 milhões de euros, quando no período homólogo de 2013 apresentaram um saldo positivo de 1.734 milhões de euros.

Até junho, a balança corrente registou um défice de 1.342 milhões de euros, depois de no mesmo período do ano passado ter registado também um défice, mas bastante inferior, de 46 milhões de euros.

Já a balança de capitais apresentou um saldo positivo de 1.302 milhões de euros até junho, depois de ter registado 1.780 milhões de euros no período homólogo.

Até maio, as contas externas de Portugal atingiram um saldo positivo de 42 milhões de euros, um valor muito inferior ao período homólogo e mais de 200 milhões de euros abaixo do registado em abril, segundo os números divulgados pelo banco central.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.