Diretores da Air France fogem de manifestantes após despedimentos

Depois de a companhia ter anunciado o despedimento de 2900 funcionários esta segunda-feira, trabalhadores da Air France invadiram a sede da empresa e descarregaram em alguns membros da direção.

A decisão da companhia aérea, anunciada na manhã desta segunda-feira, prevê que 2900 trabalhadores vão perder os seus postos de trabalho, avança o The Guardian.

A reestruturação da Air France rapidamente motivou o protesto de muitos funcionários, sendo que muitos deles chegaram mesmo a invadir a sede da empresa.

Próximo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, a manifestação chegou mesmo à violência física, com os dirigentes a terem de ser acompanhados por uma equipa de segurança.

Enquanto que o presidente executivo da empresa, Frédéric Gagey, conseguiu escapar ileso, já o vice-presidente Pierre Plissonnier não teve a mesma sorte, tendo sido arrastado pela multidão e acabando por fugir com a camisa completamente rasgada.

O diretor de recursos humanos e relações no trabalho, Xavier Broseta, praticamente seminu, também teve pernas para fugir e saltar uma vedação.

O episódio começou pouco depois das 9h30, depois de os executivos se terem reunido para finalizar o plano de reestruturação.

As novas medidas abrangem o despedimento, até 2017, de 1700 funcionários em terra, 900 funcionários de cabine e 300 pilotos.

A Air France foi fundada em 1933 e, em 2004, fundiu-se com a companhia holandesa KLM, criando a Air France-KLM, quinta maior transportadora aérea a nível mundial.

O aumento da concorrência e o aparecimento das companhias ‘low cost’, no entanto, levaram o grupo a precisar de poupar cerca de 1,8 mil milhões de euros.

A empresa também está a pôr a hipótese de fechar cinco rotas de longo curso e vender 14 aviões da sua frota.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.