/

Ex-director-geral das Artes está revoltado e pede explicações a Costa

5

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

Exonerado do cargo de Director-geral das Artes, Carlos Moura-Carvalho confessa-se “revoltado” e critica a decisão do Ministério da Cultura, considerando que “põe em causa os concursos públicos” e que já pediu explicações ao primeiro-ministro.

A exoneração de Carlos Moura-Carvalho foi decidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Mendes, e tem efeitos a partir desta terça-feira, 31 de Maio. Ele tinha sido nomeado para o cargo por concurso público, para uma comissão de cinco anos, e sai do organismo que coordena e executa as políticas de apoio às artes ao cabo de 10 meses de trabalho.

Moura-Carvalho questiona o processo de afastamento e lamenta que “põe em causa todo este mecanismo dos concursos públicos”, em declarações à Rádio Renascença.

Com que legitimidade é que agora nos vamos candidatar a qualquer concurso público, como é que é, há garantia de que a pessoa fica pelo mandato para que vai ser escolhido ou é interrompido de uma forma muito pouco fundamentada, sem razões de fundo”, atesta Moura-Carvalho, assumindo também que não entende em que é que ele e o ministro da Cultura podem “estar divergentes”.

“Revolta-me e entristece-me porque é uma mudança às regras a meio do jogo“, diz ainda Moura-Carvalho, sublinhando que estava “à espera que houvesse uma palavra, um elogio ao trabalho que foi feito”, o que diz não ter acontecido. Assim, revela que enviou uma carta a António Costa, pedindo explicações para este processo.

O secretário de Estado da Cultura não prestou quaisquer esclarecimentos sobre o caso, mas uma fonte da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP), responsável pelo lançamento dos concursos públicos, refere à Renascença “estranhar a exoneração de Moura-Carvalho, bem como as nomeações provisórias que o Governo tem vindo a fazer, uma vez que a comissão tem forma de fazer os concursos em tempo útil”.

ZAP

5 Comments

  1. por onde andam os srs do Bloco e do PCP? ah esqueci, como estão no desgoverno já não há qq problema.

    a esquerda radical é muito divertida, infelizmente nunca traz nada de bom.

    • Por acaso a direita é diferente ?
      Já a vários anos que para mim esquerda ou direita não trazem nada de muito bom ao Pais a não ser o mesmo de sempre, amigos amiguinhos e amigalhaços.

      • Senhor Garcia, acontece que nem BE nem PCP tinham apoiado nenhum governo, sempre estiveram na oposição, onde se têm fartado de barafustar contra tudo e contra todos e agora que estão como muletas do governo, que por acaso até tem estado a tomar algumas medidas que já tinham sido avançadas e contra as quais eles se levantaram contra e agora enfiaram a cabeça na areia ou hibernaram. Os portugueses só querem saber a razão da sua desaparição. Quem ainda depositava esperanças neles deve estar a perdê-las, pelo menos os que esperavam deles o repúdio a certas medidas. Eles desapareceram do mapa.

      • Estudaram na mesma universidade do Stipras, há meia-dúzia de meses criticavam por tudo e por nada agora são subservientes e cúmplices na mesma batotice governamental e mantêm-se caladinhos como um cachorrinho manso sempre que a batota vai ao encontro dos seus desejos ideológicos.

  2. Para o PS, a cunha e o saneamento politico tem mais força do que concursos públicos ou competência. Costa, está-se nas tintas para as regras e normas. Precisa de lugares vagos para os amigos. Mas note também que o BE e PCP estão igualmente nas tintas para estes assuntos. A moralidade deles é não verem, não ouvirem…..tem contrapartidas para a sua complexidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.