//

Director da bolsa de bitcoins MtGox detido no Japão

A polícia japonesa deteve este sábado Mark Karpeles, director-geral da plataforma de negociação de moeda virtual MtGox, encerrada após a perda de cerca de 355 milhões de euros, informou a imprensa nipónica.

Mark Karpeles, francês de 30 anos, é suspeito de ter acedido ao sistema informático da plataforma e de ter falsificado dados das suas contas, informaram a agência Kyodo e a estação de televisão pública NHK.

A empresa de intercâmbio de bitcoin Mt.Gox declarou falência em março de 2014, mas fontes internas disseram que a queda da bolsa de bitcoins tinha começado quase um ano antes, altura em que a empresa se viu envolta em processos por parte de reguladores, se separou de antigos parceiros de negócios e em que foi alvo de inúmeros ciberataques.

Mark Karpeles, CEO da antiga bolsa bitcoin MtGox

Mark Karpeles, CEO da antiga bolsa bitcoin MtGox

Em tempos a maior plataforma de intercâmbio de bitcoin, a Mt. Gox requereu uma bankruptcy protection, alegando ter perdido quase 500 mil milhões de dólares em bitcoins devido a ataques cibernéticos ao seu sistema informático.

Pelo facto de não estarem ligadas a um governo central ou a uma entidade financeira, o valor das ‘bitcoins’ e outras moedas virtuais semelhantes é definido totalmente pelo mercado, através de empresas que as compram e vendem.

Exaltada por defensores como um tipo novo e digital de dinheiro que pode um dia substituir o dinheiro do mundo real, as Bitcoins também podem ser guardadas como moedas comuns, trancadas num cofre ou escondidas numa caixa de sapatos.

A falência da Mt. Gox, e receios de que um montante de bitcoins equivalente a centenas de milhões de dólares tenha sido perdido ou roubado, levaram os investidores na moeda virtual a reforçar a segurança das suas carteiras de bitcoins.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.