Diplomacia dos EUA e Cuba realizam encontro histórico ao fim de mais de 50 anos

StateDept / Twitter

Bruno Rodríguez e John Kerry, chefes da diplomacia de Cuba e EUA

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e Cuba, John Kerry e Bruno Rodriguez, reuniram-se, esta noite, na Cidade do Panamá, na véspera da Cimeira das Américas, protagonizando um encontro histórico.

O Departamento de Estado norte-americano publicou, na sua conta na rede social Twitter, uma fotografia mostrando um aperto de mão entre o secretário norte-americano e o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, no primeiro encontro entre chefes da diplomacia de ambas as nações em mais de meio século.

Segundo fontes diplomáticas norte-americanas, a última reunião entre chefes da diplomacia dos Estados Unidos e Cuba remonta a setembro de 1958.

Outro encontro histórico se avizinha, entre o Presidente cubano, Raúl Castro, e o homólogo norte-americano, Barack Obama.

Raúl Castro chegou na noite desta quinta-feira ao Panamá para participar, pela primeira vez, na Cimeira das Américas, durante a qual irá manter um histórico encontro com Obama.

O avião presidencial cubano aterrou no aeroporto internacional do Panamá por volta das 19:10 (01:00 em Lisboa), 25 minutos depois da chegada de Barack Obama ao país centro-americano.

O encontro bilateral entre Raul Castro e Barack Obama vai decorrer à margem da VII Cimeira das Américas, que se inicia hoje e conta com a presença de 35 líderes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.