/

Diocese pede falência após denúncias de abusos

Catholic Church / Flickr

-

Uma diocese católica no estado americano de Montana submeteu esta sexta-feira um pedido de recuperação judicial, no meio de acusações de abusos de clérigos contra menores.

Dois processos judiciais de 2011 acusam a diocese de Helena, capital de Montana, nos Estados Unidos, de encobrir 362 casos de abuso sexual contra crianças entre 1940 e 1980. A sede do bispado é acusada de proteger os agressores e fazer vista grossa às denúncias.

O pedido de recuperação judicial faz parte de uma proposta de acordo que envolve até 15 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) em indemnizações para as vítimas que foram identificadas, além de uma quantia adicional para compensar outras vítimas que eventualmente venham a público mais tarde.

O acordo está a ser negociado em reuniões confidenciais, informa a imprensa americana.

Um tribunal de falências de Montana decidirá se aceita ou não o acordo.

Bthomp8 / wikimedia

O bispo de Montana, George Leo Thomas

O bispo de Montana, George Leo Thomas

Desculpas

O bispo local, George Leo Thomas, pediu desculpas às vítimas e revelou que a maioria dos clérigos acusados já morreu e nenhum permanece em actividade, segundo informações da agência Associated Press.

A diocese diz ainda que estabeleceu programas de prevenção a abusos e uma linha directa para eventuais denúncias.

O bispo afirmou que o acordo deve deixar a diocese mais pobre, mas que ela permanecerá comprometida com a sua missão.

O porta-voz da diocese, Dan Bartleson, agregou que a falência pode ajudar a resolver as queixas de abuso e que as vítimas poderão opinar sobre o acordo.

Mas diversas companhias seguradoras da diocese estão a accionar a Justiça contra o acordo, argumentando que não lhes cabe pagar por supostos abusos ocorridos antes de as suas apólices terem sido assinadas.

A diocese emprega cerca de 200 pessoas nas suas paróquias, programas sociais e escolas.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.