/

Dinheiro para tratar doentes foi usado para pagar dívidas de hospitais de Lisboa

5

Os centros hospitalares de Lisboa Norte, Lisboa Central e Lisboa Ocidental usaram para pagar uma dívida bancária 19,3 milhões de euros que receberam do Ministério da Saúde como adiantamentos para pagar os cuidados de saúde prestados aos utentes, prejudicando os doentes.

O pagamento da dívida ao sindicato bancário remonta a 2013 e foi detetado numa auditoria do Tribunal de Contas, que concluiu que este pagamento “através do orçamento do SNS implicou, em 2013, uma redução dos recursos destinados à produção de cuidados de saúde“.

De acordo com o documento publicado ontem, relata o Diário de Notícias, a dívida ao sindicato bancário resultou de um Agrupamento Complementar de Empresas criado em 2007 sem capital social, para implementar e operar uma estrutura partilhada de aquisição de bens e serviços e de logística. A Somos Compras era detida pelos três centros hospitalares (3% cada) e pelo Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (91%).

A Somos Compras acabou por ser encerrada devido à má situação financeira, e depois de uma reunião entre as entidades detentoras ficou decidido que os hospitais assumiriam na totalidade a dívida de 19,3 milhões de euros.

O valor, entretanto, já foi devolvido pelos hospitais ao orçamento do SNS.

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, de acordo com o DN, fará a reposição do valor que deve no prazo de dez anos, em prestação de serviços. No entanto, para o Tribunal de Contas, esta situação “consubstanciou uma solução financeiramente equivalente a um ‘empréstimo’ de longo prazo” a 0% de juros.

ZAP

5 Comments

  1. Isto é crime.
    Onde está a justiça aqui?, vão devolver o dinheiro ao SNS, resolve um situação.
    Pergunto como vão devolver a vida a quem morreu por falta de assistência adequada
    Os responsáveis não podem ficar impunes, porque quando isto passa em claro, a partir daqui tudo é permitido, a seguir vai descobrir-se o quê? que doparam doentes e deixaram-nos morrer porque o tratamento era caro, não me espanta que tenha acontecido
    Quero ver aqui os habituais defensores deste periodo que atravessamos virem dizer que estão de acordo e que assim é que deve ser,

  2. 19,3 Milhões – A dívida ao sindicato bancário tem origem num Agrupamento Complementar de Empresas criado em 2007 sem capital social??? À governo Sócrates… Central de compras com “boys”?

  3. Bom dia meus companheiros povo do meu grande país meu nome é Ana e eu vivo em Açores Portugal i veio para o blog aqui para fazer referência a uma empresa que é mais confiável em termos de empréstimo com esta empresa você está livre da farsa, porque eu fui pesquisar para um empréstimo urgente desde há duas semanas, mas hoje finalmente Deus respondeu à minha oração, onde eu descontar o meu empréstimo de 25,000,00euro para pagar a minha dívida e começar o meu negócio de roupas depois que eu estava enganado cerca de 5000 euros de falsa empresa por favor meus colegas pessoas não aplicar para um empréstimo que não é seguro e não há a única empresa que você pode confiar empréstimo empresa Stella Rene esta é a empresa que me ajudar com o meu empréstimo hoje e aqui e-mail no caso de você estiver na necessidade {} pelo seguro e garantir bem.

    os meus cumprimentos
    Ana
    De Açores Portugal

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.