/

Dinamarca projeta zoo com animais soltos e público “invisível”

BBC

-

Um jardim zoológico na Dinamarca pretende que os visitantes possam passear entre os animais soltos – aparecendo de forma invisível para eles.

No projeto futurístico do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o público entrará em cápsulas espelhadas, e ficará escondido atrás de troncos de árvores ou debaixo da terra.

O conceito criado por Ingels para o Zootopia tem o objetivo de permitir a visita a 120 hectares (equivalente a mais ou menos 120 campos de futebol) de habitat perturbando os animais o mínimo possível.

Para isso, projetou um intrincado sistema de teleféricos, cápsulas flutuantes e esconderijos, entre eles, buracos de observação dentro de montes falsos.

Viver em harmonia

Tudo, partindo do princípio de que os animais não serão incomodados pela passagem das cápsulas ovais espelhadas.3

“A maior e mais importante missão de um arquiteto é projetar ecossistemas feitos pelo homem, garantir que as nossas cidades e edifícios sejam adaptados ao nosso estilo de vida”, afirmou o fundador do Bjarke Ingels Group (BIG).

“Temos que garantir que as nossas cidades ofereçam uma estrutura generosa para pessoas de origens, sexos, níveis económicos e de educação e idades diferentes. Para que todos possam viver juntos em harmonia ao mesmo tempo em que levamos em conta as necessidades individuais e o bem comum.”

Para o arquiteto, em lugar algum este desafio é maior do que em um zoológico.

Por isso, projetou um zoo em que a relação entre os próprios animais e entre animais e visitantes seja “a melhor e mais livre possível”.

O parque será dividido em três “continentes” interligados: África, Ásia e Américas.

O visitantes entrarão no zoo por uma enorme praça, dentro de uma espécie de cratera, da qual terão visões panorâmicas para o resto do zoo.

De lá, terão adiante 4 quilómetros de trilhos pela “natureza”, flutuando nas cápsulas num rio, pedalando pelas savanas ou “sobrevoando” as Américas num teleférico.

Os ursos poderão ser observados por detrás de “troncos” de árvores, leões podem ser vistos de uma espécie de trincheira camuflada na paisagem e as girafas, através de “olhos mágicos” num monte.

Bjarke Ingels é conhecido pelos seus projetos inovadores, tendo idealizado uma central de processamento de lixo em Copenhaga com uma pista de esqui que serpenteava a sua cobertura.

Outro projeto famoso do arquitecto é uma torre de observação que se encontra ainda em construção em Phoenix, no Arizona, EUA, em formato de um chupa-chupa.

O Zootopia deve substituir o atual zoológico de Givskud, no sul da Dinamarca, que permanecerá aberto durante o período de obras.

A primeira fase do projeto deve estar concluída até 2019, altura em que o zoo completa 50 anos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.