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Dinamarca abriu o primeiro supermercado com produtos fora da validade

Abriu na capital dinamarquesa o primeiro supermercado do mundo que vende produtos fora da validade. O objetivo é acabar com o desperdício alimentar.

O primeiro supermercado dedicado exclusivamente à venda de produtos fora do prazo abriu recentemente em Copenhaga, na Dinamarca, conta a BBC.

O principal objetivo do Wefood é acabar com o desperdício de comida, optando por vender produtos que, embora já tenham passado da data de validade, ainda estão apropriados para poderem ser consumidos.

A iniciativa partiu da ONG dinamarquesa Folkekirkens Nødhjælp e o supermercado foi inaugurado no fim de fevereiro pelas mãos da princesa Marie e pela ministra do Meio Ambiente e Alimentação, Eva Kjer Hansen.

“Todos os dias, mais de 800 milhões de pessoas no mundo vão dormir com fome. Ao mesmo tempo, só na Dinamarca cerca de 700 mil toneladas de alimentos por ano vão para o lixo”, disse à emissora britânica o responsável pelo projeto, Per Bjerre.

O dinamarquês diz que o interesse por parte da população foi evidente desde o primeiro dia de abertura, tanto que quase todos os produtos desapareceram das prateleiras.

“Vendemos praticamente todo o nosso stock no primeiro dia de funcionamento. Há filas do lado de fora do supermercado antes de abrirmos as portas”, conta.

Com 250 metros quadrados, o novo supermercado oferece uma grande variedade de produtos, entre os quais laticínios, carnes, frutas, vegetais, pães e alimentos congelados.

Além de ser uma boa forma de evitar que estes alimentos acabem no lixo, também há a vantagem de serem entre 30% a 50% mais baratos do que os que são vendidos nos estabelecimentos tradicionais.

Este é o primeiro supermercado do género em todo o mundo e, segundo Bjerre faz questão de destacar, não se trata de um “supermercado social”, ou seja, um local destinado a pessoas com poucos recursos financeiros.

“Os clientes são de várias camadas sociais e têm em comum o desejo de comprar produtos a preços substancialmente mais baixos”, destaca.

Foi preciso um ano para conseguir abrir este supermercado. Depois de uma campanha de financiamento numa plataforma de crowdfunding, foi preciso trabalhar junto dos políticos para ultrapassar os obstáculos legais relativamente à venda destes produtos.

Para ter todos estes alimentos à disposição, o Wefood trabalha em colaboração com duas das maiores cadeias de supermercados na Dinamarca, a Føtex e a Danske Supermarked, além dos mercados locais.

Todos os funcionários trabalham de forma voluntária e os lucros são destinados a projetos de combate à pobreza em regiões como o continente africano e asiático.

ZAP / BBC

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