/

Diamante azul excepcionalmente raro descoberto na África do Sul

Um raro diamante azul foi descoberto numa mina na África do Sul. A pedra, de 29,6 quilates, foi encontrada pela empresa Petra Diamonds em Cullinan, a 40 quilômetros ao nordeste de Pretória, capital executiva do país.

“O diamante é uma das pedras mais excepcionais descobertas em Cullinan durante a nossa operação”, afirmou a companhia.

Em 2013, a empresa já tinha descoberto no local um diamante azul de cerca de 25,5 quilates, posteriormente vendido por 16,9 milhões de dólares (cerca de 12,5 milhões de euros).

Valor milionário

Segundo a BBC, especialistas acreditam que o diamante pode ser vendido por um preço recorde.

“A pedra é de uma azul muito vívido, com extraordinárias saturação, tonalidade e claridade, e tem o potencial fr se tornar uma pedra polida de grande valor e importância”, afirmou a Petra Diamonds, em comunicado, na terça-feira.

A mina de Cullinan já produziu centenas de pedras de altíssimo valor e é famosa pelos seus diamantes azuis – considerados os mais raros e cobiçados de todos os diamantes.

Petra Diamonds

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

O local foi adquirido pela Petra Diamonds em 2008. A companhia também opera no Botsuana e na Tanzânia, ambos em África.

Após lapidação, um diamante similar de 26,6 quilates descoberto pela companhia em maio de 2009 alcançou um valor pouco abaixo de 10 milhões de dólares, num leilão promovido pela Sotheby’s.

Um outro diamante azul de Cullinan foi leiloado por 10,8 milhões de dólares em 2012 e registrou um novo recorde de preço por quilate.

Em 1905, também na mina, foi descoberto o diamante azul Estrela da África, o segundo maior diamante lapidado do mundo.

A pedra, de 530 quilates e em forma de pêra, foi oferecida como presente ao então rei Eduardo VII de Inglaterra e tornou-se parte das jóias da Coroa britânica.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.