A diabetes provoca declínio cognitivo

Um recente estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a diabetes afeta a atividade cerebral e provoca um declínio cognitivo.

De acordo com a investigação, as mudanças que acontecem nos vasos sanguíneos do cérebro de pessoas diabéticas acabam por afetar também as suas funções cognitivas, fazendo com que sintam mais dificuldade em executar determinadas tarefas do quotidiano.

O estudo, publicado na revista científica Neurology. analisou durante dois anos 65 adultos divididos em dois grupos – um só com pessoas saudáveis e outro com portadores de Diabetes tipo 2 e que tomavam regularmente medicamentos para a doença.

Os participantes foram submetidos a testes cognitivos e os investigadores, liderados por Vera Novak, detetaram que as pessoas com diabetes tipo 2 apresentavam um declínio cognitivo quando comparadas com as saudáveis.

Em causa está oscilação dos níveis de açúcar no sangue, situação que afeta não só as células como os nervos, dando origem a uma resposta inflamatória. Esta situação deixa os vasos sanguíneos menos flexíveis, fazendo com que a resposta a comandos cerebrais seja difícil.

// Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.