/

Dia histórico na Colômbia. FARC vão assinar cessar-fogo definitivo com Governo

Christian Escobar Mora / EPA

Líderes e instituições de todo o mundo celebraram esta quarta-feira o anúncio de cessar-fogo bilateral e definitivo entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC, após meio século de conflito.

O conteúdo do acordo, considerado fundamental para abrir caminho para a paz, será conhecido esta quinta-feira, numa cerimónia com a presença de Santos, do líder máximo das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como “Timochenko”, e personalidades internacionais, incluindo os presidentes de Cuba, Venezuela, Chile, República Dominicana e El Salvador.

Apesar de só hoje serem divulgados os pormenores do acordo, fontes próximas da mesa de negociações indicam que este representa um mapa com os passos e condições para tornar o cessar-fogo efetivo.

Depois do anúncio em Havana, sede das negociações do processo de paz, o Presidente colombiano afirmou que uma Colômbia em paz é “um sonho que começa a ser realidade”.

“Amanhã será um grande dia! Trabalharemos por uma Colômbia em paz, um sonho que começa a ser realidade. #SíALaPaz”, escreveu Juan Manuel Santos no Twitter esta quarta-feira, acompanhando a mensagem com uma fotografia de um grupo de pessoas com bandeiras brancas e com as cores da bandeira nacional.

O Governo e as FARC, que iniciaram em novembro de 2012 o processo de paz, chegaram a acordos parciais sobre as questões da propriedade, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e compensação de quase oito milhões de vítimas.

Na terça-feira, Santos afirmou que o Conselho de Segurança da ONU estará encarregado de verificar que as FARC “entregam todas as armas” assim que os acordos sejam assinados.

“Alguns dizem que as FARC não vão abandonar as armas. Mas as FARC vão deixar todas as armas, supervisionadas pela entidade mais importante do mundo, a autoridade mais poderosa do mundo, que é o Conselho de Segurança das Nações Unidas”, afirmou Santos.

Aplauso mundial ao anúncio de cessar-fogo

Da América à Europa, presidentes, ministros dos Negócios Estrangeiros, organismos de integração, entre outros, expressaram satisfação com este passo que coloca o país a um passo da paz.

A ONU confirmou que o seu secretário-geral, Ban Ki-moon, vai liderar uma missão a Havana, hoje, quando o conteúdo do acordo é divulgado, incluído o difícil esquema de desarmamento dos guerrilheiros.

O presidente da Assembleia Geral da ONU, Mogens Lykketoft, também estará presente, bem como o do Conselho de Segurança, François Delattre.

“Os Estados Unidos acolhem com agrado o anúncio”, disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby.

“Este acordo constitui um grande passo para alcançar a paz estável e duradoura na Colômbia, e é uma esplêndida notícia para a Ibero América e para toda a comunidade internacional”, disse o Governo espanhol.

O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, escreveu no Twitter: “#SíALaPaz Celebramos e apoiamos o histórico acordo entre Juan Manuel Santos e as FARC para um cessar-fogo bilateral e definitivo”.

As manifestações de apoio e regozijo chegaram de instituições e governos de todo o mundo, em particular da América Latina.

Além de mensagens do gabinete norte-americano para o combate internacional aos narcóticos, da União de Nações Sul-americanas (Unasur), da Comunidade Andina (CAN), o “feito histórico” da Colômbia foi saudado pelos chefes de Estado do Chile, República Dominicana, Bolívia, Costa Rica, Guatemala e Peru.

O antigo Presidente do Uruguai José Mujica afirmou que não aproveitar esta oportunidade de paz seria um “erro garrafal”. O acordo recebeu o aplauso dos ministros dos Negócios Estrangeiros do México, Brasil, El Salvador, e também da Alemanha.

O anúncio de acordo foi ainda celebrado por várias associações de vítimas do conflito armado.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.