/

Dia D: Britânicos decidem hoje se querem continuar na União Europeia

fatedsnowfox / Flickr

-

Urnas estão abertas desde o início da manhã e encerram às 22 horas. Já começou o referendo que vai ditar o futuro do Reino Unido na União Europeia.

Os britânicos decidem esta quinta-feira se pretendem ficar ou sair da União Europeia, num referendo que há vários meses tem deixado a comunidade europeia na corda bamba.

As urnas abriram às sete da manhã e, segundo a Comissão Eleitoral britânica, espera-se que cerca de 46,5 milhões de pessoas participem na votação.

A contagem dos votos dá-se depois do encerramento das mesmas, às 22 horas, e na madrugada do dia seguinte devem começar a ser divulgadas as primeiras projeções dos resultados.

Inicialmente, as sondagens mostravam que os defensores da saída estavam em vantagem mas, depois do homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, os resultados alteraram-se ligeiramente.

As últimas sondagens têm previsto um empate técnico entre os defensores do “Ficar” e do “Sair”, algumas com um ligeiro crescimento dos que preferem a permanência.

Nas vésperas daquele que é o referendo mais importante dos últimos anos no Reino Unido, a campanha para que o país fique na comunidade europeia intensificou-se.

Contra o chamado “Brexit”, estão membros do governo britânico, encabeçados pelo primeiro-ministro David Cameron, e empresários que alertam para uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos.

Numa das últimas entrevistas, o chefe do governo apelou mesmo aos britânicos para que não tomem uma decisão errada, pois poderá ser definitiva e “sem volta a dar”.

Por seu lado, os defensores da saída acusam os que se opõem à proposta de aterrorizar a população e de manipular a informação, entre os quais se destaca o antigo mayor de Londres, Boris Johnson.

A pergunta que se impõe nos boletins de voto é “Deve o Reino Unido continuar a ser membro da União Europeia ou deixar a União Europeia?”. Seja qual for a resposta, uma coisa é certa: a Europa nunca mais será a mesma.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.