Dezenas de escolas fechadas devido à greve dos funcionários

A greve dos funcionários está esta sexta-feira a afetar dezenas de escolas por todo o país e, de acordo com a Federação Nacional da Educação (FNE), a adesão ronda os 90%.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, que estava junto à Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, que está fechada, afirmou que as primeiras informações indicam que há escolas encerradas de norte a sul do país, apontando os concelhos de Mafra, Torres Vedras, Bragança, Lisboa, Porto e Gaia.

“Temos informações de várias escolas, em Mafra, em Torres Vedras, em Bragança, em Vila Real, em Lisboa, no Porto, em Gaia, muitas escolas encerradas é a informação de que dispomos. Noutras escolas há níveis fortes de adesão e poderão funcionar com os serviços reduzidos”, afirmou.

“Esta é a maior greve de sempre de trabalhadores não docentes”, disse ainda, sublinhando a “mobilização extraordinária” dos funcionários das escolas.

Os funcionários das escolas estão hoje em greve para exigir, nomeadamente, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também a existência de mais recursos humanos.

Segundo dados da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), em 2014 havia mais de 60 mil funcionários não docentes, enquanto que, este ano, só trabalhavam nas escolas 49 mil.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.