/

Dez universidades privadas estão em risco de fechar

1

Marcos Santos / USP Imagens

Há dez instituições de Ensino Superior que podem vir a fechar portas por causa do número reduzido de alunos. O Ministério da Educação já está a averiguar estes casos.

A Secretaria de Estado do Ensino Superior procede a um levantamento das situações destas universidades privadas para avaliar se lhes vai retirar o estatuto de Interesse Público, sem o qual não podem funcionar.

Um caso divulgado pelo Diário Económico que nota que há “um conjunto significativo de casos” de instituições superiores privadas que tem um “número muito reduzido de estudantes”.

A maioria das universidades vive à custa das propinas pagas pelos alunos, logo, quando estes são em menor número, as contas ficam debilitadas e o funcionamento das mesmas é posto em causa.

O Diário Económico apurou que a Secretaria de Estado do Ensino Superior já solicitou à Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) um levantamento quanto às instituições que mais alunos perderam, nos últimos anos, e que, portanto, deverão ser alvo de uma averiguação.

Os casos que vão merecer análise, refere o Diário Económico, são os que “cumpram pelo menos um de quatro critérios entre os anos lectivos de 2012/3 e 2014/5: redução superior a 50% do total de inscritos; média do número total de alunos inferior a cem; as escolas que viram encolher em mais de 50% o número de novos alunos (os que entram para o primeiro ano de uma licenciatura); e as que têm uma média total inferior a dez novos alunos“.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.