/

Detida adolescente de Tianjin que usou falsa morte do pai para angariar dinheiro na net

A polícia anunciou hoje a detenção de uma adolescente chinesa, que mentiu ao afirmar numa rede social que o pai tinha morrido nas explosões de Tianjin, e que, alegadamente, angariou milhares de euros de doações online.

De início, a adolescente escreveu na rede social Sina Weibo que o pai desaparecera na sequência das duas violentas explosões ocorridas na quarta-feira num terminal de contentores no porto da cidade chinesa de Tianjin, noticia a France Presse.

O número de seguidores da adolescente aumentou 10 vezes depois desta primeira mensagem, explicou no seu site a polícia de Fangchenggang, localidade da região meridional de Guangxi onde a jovem foi detida.

Depois, a jovem publicou uma segunda mensagem na qual referia que o pai fora encontrado morto, o que levou a que mais de 3.000 utilizadores da rede social contribuíssem com mais de 90.000 ienes – cerca de 12.600 euros.

Sina Weibo, o Twitter chinês, criou recentemente uma ferramenta designada “recompensa” que permite aos utilizadores transferirem verbas para outros utilizadores.

A adolescente não conseguiu, contudo, gastar o montante angariado, já que a conta foi congelada pela Weibo, depois de alertas de utilizadores.

As explosões em Tianjin fizeram 112 mortos e centenas de feridos, temendo as autoridades consequências de eventuais contaminações devido aos produtos perigosos manipulados no local.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.