Detetado sinal de uma galáxia emitido há 5 mil milhões de anos

2

CSIRO / Facebook

O telescópio australiano SKA Pathfinder captou sinais de uma galáxia a 5 mil milhões de anos-luz

Um telescópio australiano detetou um sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, situada perto da constelação de Ara, o qual tinha sido lançado há cinco mil milhões de anos.

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.

Segundo destacou a CSIRO em comunicado, a descoberta vai permitir conhecer um período da história do universo pouco estudado.

A equipa liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detetar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517.

A emissão de rádio com cinco mil milhões de anos de antiguidade estava “gravada” em gás de hidrogénio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

M. Whiting (CSIRO)

Uma imagem óptica do sinal da galáxia PKS B1740-517, feita a partir do telescópio Gemini South.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase impercetível, “porque estava escondido no fundo do som de rádio“, mas o silêncio radioeletrónico do observatório permitiu que fosse captado “claramente”.

Segundo um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, em que participaram várias universidades australianas, será anunciada esta segunda-feira no Reino Unido.

/Lusa

1. Miguel Sousa, o que a notícia falha em informar é que foi descoberta uma galáxia com 5 mil milhões de anos, sensivelmente a idade da Terra, através de sinais de ondas rádio. Vê o link que está na notícia que é bastante esclarecedor.