//

Detectado erro nos critérios de correcção do exame nacional de Português

Marcello Casal Jr. / ABr

-

A Associação de Professores de Português (APP) detectou um erro nos critérios de correcção do exame nacional do 12.º ano que pode valer 0,5 valores na nota dos alunos.

O erro, explicou à Lusa a presidente da APP, Edviges Ferreira, encontra-se nos critérios de correcção para a questão 2.3 do Grupo III do exame nacional, segundo os quais os alunos teriam que identificar uma frase específica como um “acto ilocutório compromissivo”.

Edviges Ferreira afirmou que para a frase em questão os critérios de correcção deviam indicar como resposta correta “acto ilocutório assertivo“, por se tratar da opinião da autora do texto e não de uma posição global de compromisso futuro.

A situação foi detectada mais tarde do que a APP gostaria, uma vez que os critérios de correcção não foram enviados com a antecipação habitual, e desde então, frisou Edviges Ferreira, a associação tem sido “inundada com imensos telefonemas” de professores que querem saber como é a correcção correta.

“Meio valor em 20 não é nada, mas para um aluno que tenha uma nota de 9,1, e que respondendo ‘acto ilocutório assertivo’ teria mais 0,5 valores, porque essa é a resposta correta, isso pode significar a diferença entre ficar aprovado ou reprovado”, sublinhou a professora.

Edviges Ferreira disse que já contactou o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) a dar conta do erro e a pedir que, “pelo menos, sejam aceites como corretas as duas respostas“, ainda que considere que ‘acto ilocutório compromissivo’ está errado.

A Lusa contactou o IAVE para saber que posição pretende tomar em relação ao assunto e aguarda uma resposta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.