Desvendado o mistério da inclinação da Lua

1

NASA

O lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas franceses acredita ter desvendado um dos grandes mistérios da Lua, o da sua inclinação orbital em relação à Terra.

O ângulo de inclinação da órbita lunar em relação à órbita da Terra em torno do Sol não deveria superar 1 grau, tendo por base a tese mais defendida pelos cientistas de que a Lua se formou com os fragmentos da colisão de um objecto de grandes dimensões com a Terra, há 4.500 milhões de anos.

Mas, na verdade, a inclinação da orbita da Lua é de 5 graus.

Definido pelos cientistas como o “problema da inclinação lunar”, aquele que era visto como um dos maiores mistérios do satélite natural da Terra terá sido desvendado por cientistas do Observatório da Costa Azul, em Nice, França.

Os investigadores usaram simulações do modelo de evolução da Terra e da Lua com a ajuda de um super-computador e concluíram que a órbita da Lua terá sido perturbada por forças gravitacionais causadas pelo embate de rochas maciças na Terra.

Num artigo publicado na revista Nature, os cientistas defendem que a Terra terá sofrido uma ou várias colisões com protoplanetas – corpos celestes do tamanho da Lua considerados planetas embrionários – e que os destroços gerados não caíram de imediato na superfície terrestre, mas que ficaram a vogar no espaço durante dezenas de milhares de anos.

Esses destroços ter-se-ão aproximado cada vez mais da Terra, o que terá influenciado a posição da Lua, puxando-a para fora da sua órbita original.

“O aspecto mais excitante deste modelo foi descobrir que os objectos que influenciam a órbita da Lua não precisam de ser muito grandes ou muito frequentes”, explica Kaveh Pahlevan, autor principal do estudo, citado pela ABC australiana.

“Seria preciso apenas haver uma mão cheia de objectos, uns maiores e outros corpos mais pequenos, para influenciar gravitacionalmente a inclinação orbital da Lua”, acrescenta Kaveh Pahlevan.

Em setembro, um outro estudo tinha também concluído que a Lua está a encolher e a rachar e a culpa é da Terra – mais concretamente, da força gravitacional que a Terra exerce sobre a Lua.

Talvez por isso, a Lua parece ter decidido fugir da Terra.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.