Designer dinamarquês quer aspirar poluição de Pequim

"Smog", o aspirador de partículas (foto: divulgação / Daan Roosegaarde)

“Smog”, o aspirador de partículas (foto: divulgação / Daan Roosegaarde)

Um designer dinamarquês acredita ter encontrado uma solução para o problema da poluição de Pequim. Com o “Smog”, Daan Roosegaarde afirma conseguir aspirar as partículas suspensas através da criação de um campo eletromagnético.

“É como um balão que atrai o cabelo”, explica Daan Roosegaarde ao jornal Guardian para descrever a ação do “Smog”, o aspirador de poluição. O designer holandês, com estúdios na Holanda e em Shangai, começou a trabalhar no assunto quando, ao visitar Pequim em negócios, reparou que a torre da CCTV desaparecia gradualmente atrás da neblina cinzenta.

A solução encontrada foi um aspirador de smog, expressão que junta as palavras inglesas smoke (fumo) e fog (nevoeiro) para denominar a espessa neblina poluída de algumas grandes cidades. O sistema baseia-se em bobinas de cobre enterradas no solo que atraem partículas suspensas no ar, permitindo recolher essas partículas e até reutilizá-las para outros fins.

Roosegaarde diz mesmo já ter feito um acordo com o município de Pequim para testar o projeto num dos parques públicos da cidade, depois de ter sido bem sucedido em testes numa sala com 25 metros quadrados. Ao Guardian, o artista disse que o projeto pode estar pronto a ser lançando nos próximos 9 meses. “Neste momento, é uma questão de financiar o projeto piloto”, afirmou.

O governo de Pequim já garantiu que vai tentar reduzir os níveis de poluição do ar até 2017, através de um plano de cerca de 200 mil milhões de euros apresentado recentemente.

Aline Flor, ZAP / MA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.