Desemprego cai para 10,5% em novembro

678

José Sena Goulão / Lusa

-

A taxa de desemprego situou-se em novembro nos 10,5%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa os valores de outubro para 10,6%, face à estimativa inicial de 10,8%.

A estimativa provisória da população desempregada em novembro foi de 534,3 mil pessoas e a da população empregada foi de 4,574 milhões de pessoas.

Em novembro de 2015, a taxa de desemprego situou-se nos 12,3%. A taxa de 10,5%, a confirmar-se, é o melhor resultado desde 2009, quando em junho a taxa de desemprego foi de 10,4%.

A estimativa definitiva da taxa de desemprego de outubro, segundo o INE, foi de 10,6%, tendo diminuído 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior, tal como em relação aos três meses antes.

A população desempregada de outubro foi estimada em 545,3 mil pessoas, tendo diminuído 2,2% em relação ao mês precedente (menos 12,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 579,7 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,3% face ao mês anterior (mais 13,4 mil pessoas), refere o INE.

Para setembro, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior e tendo diminuído 0,1 pontos percentuais face a três meses antes.

// Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. Boas notícias, sem duvida.
    Neste momento e segundo NUMEROS OFICIAIS, temos um País que regista melhorias no emprego, melhorias nos dados sobre a confiança dos consumidores, do crescimento economico ( onde tivemos dos maiores crescimentos da UE), dos valores do defice que até são menores do que inicialmente previsto, da justiça social que, para irritação de muitos, melhorou de forma significativa), entre outros. Estamos a cumprir com as nossas obrigações e registamos maior justiça social.
    Há muito tempo que percebi que o que “castiga os países, principalmente os pequenos) não é a sua capacidade financeira nem o seu cumprimento de obrigações internacionais, é sim, o “peso” pollitico que têm e o jogo sujo politico que atua em função do “eu sou maioria, és da minha côr estás safo, não és, vamos arranjar aqui um esquema com agencias de rating pra te lixar).
    Independentemente disto, acho que devemos fazer o nosso caminho, apostando agora mais no crescimento significativo e sustentado,nunca esquecendo que TODOS SOMOS PORTUGUESES, e que isso implica justiça social para todos.
    Muita gente ainda não percebeu que isto das “crises” é mesmo assim, ciclica e propositada. Os ricos ganham sempre, com ou sem crise, os pobres,a classe média e os empresários de pequenas e médias empresas é que se tramam. Para os “donos disto tudo”, as crises são fundamentais para eliminarem concorrência e pressionarem a “contenção” salarial (só para pobres e classe media claro). Tudo resto são pollitiquices estupidas para alguns verem e aplaudirem.

  2. Todos os anos emigram mais de 100 pessoas para não morrerem à fome. Assim é que a geringonça faz descer a taxa de desemprego!!!

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …