/

Desempregada que disse a Passos “metes nojo ao povo” arrisca pena de prisão

53

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O Ministério Público pede pena de prisão para a desempregada que gritou para Passos Coelho “Metes nojo ao povo” e “Demissão”, num protesto nas galerias da Assembleia da República, em Março de 2015.

O julgamento do processo que envolve Ana Nicolau, uma desempregada de 40 anos, que em Março de 2015, participou num protesto, nas galerias do Parlamento, com outros elementos da associação Precários Inflexíveis começou nesta terça-feira, 25 de Outubro.

A mulher é julgada por ter dirigido ao então primeiro-ministro Passos Coelho as palavras “Metes nojo ao povo” e “Demissão”.

Em causa está o crime de perturbação do funcionamento de órgão constitucional: “Quem, com tumultos, desordens ou vozearias, perturbar ilegitimamente o funcionamento de um órgão constitucional, não sendo seu membro, é punido com pena de prisão até três anos”, lê-se no artigo 334 do Código Penal.

O Ministério Público pede a pena mínima, pelo que Ana Nicolau pode ser condenada a uma pena suspensa, uma vez que não tem cadastro, frisa o Jornal de Notícias.

Vários dos manifestantes que estavam nas galerias protestaram, gritando, numa altura em que Passos abordou as dívidas à Segurança Social, mas apenas Ana Nicolau foi identificada pelas autoridades, adianta o JN.

Adriano Campos, dos Precários Inflexíveis, confirma a situação ao JN, sustentando que “as forças de autoridade sinalizaram e identificaram apenas uma entre dezenas de pessoas que se estavam a manifestar”.

O ativista considera que “foi uma tentativa de chantagem para todos aqueles que protestavam contra as dívidas de Passos Coelho à Segurança Social”.

Em tribunal, Ana Nicolau admitiu que sabia que “não era permitido gritar”, mas argumentou que tinha “um motivo válido” para o fazer e disse ainda que “não sabia que era crime”, de acordo com declarações transcritas pelo Público.

A sentença do caso vai ser lida a 17 de Novembro.

ZAP

53 Comments

      • Chamar alguém pedófilo ou paneleiro, ou preto e sou dizer a verdade. Você continua ser branca, paneleiros vão continuar ser paneleiros, e pretos vão continuar ser pretos, mesmo que você diga afro- americanos .Em varias línguas não tem diferença.Agora, eu acho um insulto, aquilo que você escreveu.”Pretos”-e uma raça, tal como brancos. Paneleiros e pedófilos e uma
        escória de sociedade que temos.

      • Escória é quem pensa assim… Especialmente quando coloca homosexuais e abusadores de crianças no mesmo “saco”. Racista? Não… Você é bem pior. Faça-me um favor: EMIGRE!

  1. É curioso, porque esse gajo a mim também também me mete nojo…e tenho a certeza, também a milhares de outros portugueses, e essa mulher não tem o direito de expressão ?????

  2. nao sejamos mais papistas que o papa, existe lei que não foi cumprida e dizer que a desconhecia tb nao a ausenta de ser punida.

    escolheu o local errado para expressar algo que pode dizer, mas fora da AR.

  3. Ah pois percebo porquê, apenas disse a verdade portanto vai para a cadeia e nem pena suspensa deve ter, agora se tivesse roubado uns milhões e fosse julgada aí sim era pena suspensa na certa!E depois ainda acham estranho os portugueses não confiarem na justiça como é que podem confiar no que não existe???

  4. E o Passos por má gestão dos dinheiros públicos e gestão danosa não vai preso ? muitos parabéns palhaço !! ” chapéus à muitos seu Palerma “.

  5. O coelho é que devia ir para a cadeia, quando ocultou o pagamento da S.Social, e o seu amigo cavaco que prestou falsas declarações do seu castelo em Boliqueime, esse não vai. Porque ninguém lança uma petição para que esta Senhora não vá para a prisão. Os nossos tribunais estão entupidos com processos que não valem nada, não representam nada. Duartes Limas, Salgados, Varas, bem ficava aqui toda a noite a nomear, então estes? ainda vão ser medalhados, Força Pretogal!!

  6. Isto está tudo ligado, como diz o apresentador da TVI, ou seja:- Má educação generalizada. A senhora sabia ou devia saber que estava no Parlamento e não podia dizer o que disse, pois para lém de arruaceira foi malcriada. O Sr.Janeka também gostaria de ser agredido verbalmente na rua ou noutro lugar com as mesmas palavras. Se calhar como é tão bondoso não se importava. Quando diz que o Sr.Pedro P.Coelho também lhe mete “nojo”, será porquê? Porque não´do seu partido, se é que tem algum ou terá os dois ? Tenham juizinho nessas mioleiras ferventes, expressem as suas ideias mas sempre com bom senso e educação que é muito boa e eu gosto. Tenho dito.

    • De facto a senhora foi mal educada do parlamento, e não o devia ter feito da forma que fez, mas partidos políticos aparte, nós todos e aquela senhora também (que me parece explodiu em revolta), somos constantemente insultados e maltratados pelos nossos políticos, de forma aparentemente educada é certo, mas no fundo muito mais gravosa e desumana. E pior, queixamo-nos a quem, uns aos outros em conversas de ocasião? Já era tempo de ser criado um mecanismo de avaliação mensal das pessoas que são colocadas em posições de governo e gestão dos nossos bens (porque Portugal é de nós todos), e fazer cumprir a justiça contra aqueles que se servem da politica para enriquecer, na mesma proporção que nos empobrecem, e que mais tarde se vêm justificar a dizer que nós povo é que fomos vivendo acima das possibilidades.

  7. Por acaso nunca viram os deputados tratarem-se mal na assembleia?.
    A lei diz que se não for membro do orgão constitucional, não pode “gritar”, mas se for deputado já pode chamar de ladrão e afins aos outros.
    Nós não conhecemos esta senhora. Sabemos que estava desempregada e se calhar tinha a vida feita em merda como muitos de nós. Disse o que lhe ia na alma e fez bem. Algumas pessoas aqui dizem que a senhora foi mal educada. Mal educados são os deputados que não pagam impostos e dão cabo deste país. Esses sim, são mal educados e não têm respeito pelo povo.

    • Não. Chama-se lei. Podemos não gostar ou concordar, mas a lei é para se respeitar (e cumprir). Poderia ter dito o que disse cá fora. Fê-lo num lugar onde é estritamente proibido (e bem anunciado). O facto de ter dito a verdade ou não (e disse a verdade!) não a iliba.

  8. Será que ninguém leu bem a noticia? Esta diz que várias pessoas presentes na galeria vaiaram, protestaram, etc., mas a policia só identificou esta sra. ???????

  9. Na verdade, o sr. passos, não soube e nunca saberá dar o valor a quem sofre pelas consequências da sua governação que, LEMBRE-SE, POR ALGUMA RAZÃO, DUROU UMA, UMA ÚNICA E PARA SEMPRE LEGISLATURA. Como é que, alguém que sofre, por que senhor a fez sofrer, NÃO GRITA? Como é que, alguém que sofre e/ou sofreu, NÃO SE INSURGE CONTRA DEMAGOGIAS DE QUEM NA ALTURA GOVERNAVA? O Ministério Público, faz o seu papel, nada de dúvidas… O POVO, SEGURAMENTE, JULGARÁ O QUE VIER A ACONTECER. Esperança é o que desejo a ANA NICOLAU QUE TAMBÉM SEGURAMENTE TERÁ TODO O APOIO INCONDICIONAL DO POVO… Pessoalmente, estarei ATENTO!.

  10. Quando as pessoas sentem revolta, porque foram roubadas, injustiçadas, etc, é normal que “saiam” pela boca coisas destas. Quem sabe se depois de 4 anos a esmagar e empobrecer o País, a empresa em que esta senhora trabalhava fechou as portas e meteu-a na miséria? Pessoalmente, numa situação destas, compreendo o desabafo da senhora em questão.
    O problema foi ter utilizado a linguagem na AR, algo que não pode fazer. Mesmo assim, não me parece aceitável que seja alvo de alguma sanção penal, visto que não foi a única a falar e já aconteceram situações identicas, noutros debates (com os reformados, com pessoas doentes, etc) e que eu saiba ninguém foi indiciado.

  11. Tudo montadinho até á casca.
    Leva esta para os outros não abrirem boca na próxima. Alguem acredita que a policia não conseguia identificar mais ninguém? Se fossem muitos, não dava nada, não é? Esta visto de onde veio a ordem. É vergonhoso.

  12. É bem condenada. Mentiu. Então depois dessa legislatura ele não voltou a ter uma votação tão boa? O “povo” não achou que ele metesse nojo…. quase que o lá punha outra vez…
    É só rir neste jardim à beira mar plantado….
    Liberdades e liberdades….

    • Seria engraçado se não fosse triste. Diabolizam Passos Coelho pelos 4 anos em que ele andou comandado pela troika a fazer tudo o que eles queriam para baixar o déficit, que estava quase nos 12%, mas ninguém se lembra da razão que trouxeram cá a troika. Ninguém fala do serviço que o 44 fez durante 6 anos, qdo o seu ministro das finanças chamou a troika nas costas do 44, pq só já tinham dinheiro para pagar salários aos FP e pensionistas 1 mês. Do 44 é que nem um pio. Foi ele que nos roubou, foi ele que nos arrastou para o chiqueiro, foi por ele que tivemos que passar por tudo o que a troika exigia, senão não entregavam as tranches do dinheiro. OH POVO QUE MEMÓRIA TÃO CURTA TEM!!!

      • Sim… Memória curta… Parece que a sua só chega aos 6 anos… Esquece-se dos anteriores…
        “comandado pela troika”? Só pode estar a gozar! Ele foi para além da troika! Se não fosse o Tribunal Constitucional, teria ido ainda mais além!
        Que memória curta que tem… Esqueceu-se Do Sr Cavaco, do “fugidio” Durão, do Guterres (para que não pense que eu tenho fraca memória) e do Santana, que no pouco tempo que lá esteve (ainda bem!) fez umas ricas de umas dívidas para nós pagarmos. Memória mesmo muito curta…

  13. Os portugueses já deviam ter percebido que a “liberdade de expressão” só é reconhecida, pelo Ministério Público, ao pasquim da Manha. O pasquim pode dizer tudo o que quiser que está sempre defendido pelo exercicio da “liberdade de expressão”, que é até mais importante que o “segredo de justiça”. Quando um qualquer cidadão diz a verdade e o que pensa, como foi o caso, é julgado e condenado Viva o MP e o pasquim da Manha!!!! Os DDT…..

  14. Passos, não vales um chavo, és um mentiroso, e nenhum insulto que te dirigisse fazia jus à tua condição humana. Se quiseres provas pergunta-me, mas deixo-te aqui já um cheirinho:

    “Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução.”

    “Estamos disponíveis para soluções positivas, não para penhorar futuro tapando com impostos o que não se corta na despesa.”

    “Aceitarei reduções nas deduções no dia em que o Governo anunciar que vai reduzir a carga fiscal às famílias.”

    “Sabemos hoje que o Governo fez de conta. Disse que ia cortar e não cortou.”

    “Nas despesas correntes do Estado, há 10% a 15% de despesas que podem ser reduzidas.”

    “O pior que pode acontecer a Portugal neste momento é que todas as situações financeiras não venham para cima da mesa.”

    “Aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos.”

    “Vamos ter de cortar em gorduras e de poupar. O Estado vai ter de fazer austeridade, basta de aplicá-la só aos cidadãos.”

    “Ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam. Os que têm mais terão que ajudar os que têm menos.”

    “Queremos transferir parte dos sacrifícios que se exigem às famílias e às empresas para o Estado.”

    “Já estamos fartos de um Governo que nunca sabe o que diz e nunca sabe o que assina em nome de Portugal.”

    “O Governo está-se a refugiar em desculpas para não dizer como é que tenciona concretizar a baixa da TSU com que se comprometeu no memorando.”

    “Para salvaguardar a coesão social prefiro onerar escalões mais elevados de IRS de modo a desonerar a classe média e baixa.”

    “Se vier a ser necessário algum ajustamento fiscal, será canalizado para o consumo e não para o rendimento das pessoas.”

    “Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português.”

    “A ideia que se foi gerando de que o PSD vai aumentar o IVA não tem fundamento.”

    “A pior coisa é ter um Governo fraco. Um Governo mais forte imporá menos sacrifícios aos contribuintes e aos cidadãos.”

    “Não aceitaremos chantagens de estabilidade, não aceitamos o clima emocional de que quem não está caladinho não é patriota”

    “O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento.”

    “Já ouvi o primeiro-ministro dizer que o PSD quer acabar com o 13.º mês, mas nós nunca falámos disso e é um disparate.”

    “Como é possível manter um governo em que um primeiro-ministro mente?”

    • Sem dúvida. Passos Coelho foi um mentiroso compulsivo.
      Sendo certo que os politicos são mentirosos, este foi um caso verdadeiramente excepcional, em termos de quantidade de mentiras. Aliás, a Constituição Portuguesa, prevê que governos eleitos que não cumpram o programa eleitoral com que se candidataram ás eleições, devem ser demitidos ( hipótese levantada na altura mas que não avançou por razões de “estabilidade necessária do momento económico” e porque o PR se chamava Cavaco ).
      Tivemos nestes 42 anos de democracia, vários governos mas, com toda a certeza, nunca tivemos um 1° ministro tão mentiroso como este Passos Coelho. O homem tem uma capacidade natural para dizer e se desdizer absolutamente incrível, verdadeiramente único na ” arte ” de fazer hoje promessas eleitorais e, dias depois, fazer exactamente o contrário. O “assalto” ao poleiro foi, aliäs, todo contruído numa base programática (promessas eleitorais) que ele sabia bem que não iria cumprir.
      Este individuo foi um “serviçal” de certos interesses (alemáes, por exemplo), a quem prestou uma vergonhosa vassalagem.
      A razia económica que este individuo fez e que, mais uma vez, contrariamente ao que afirmou, incidiu fundamentalmente sobre pobres e classe média, com essa estratégia económica “encomendada” do empobrecimento do País, apenas serviu certos interesses que, seguramente, não foram os nossos. Basta fazer um levantamento do que ele fez, quem esteve á frente do seu “plano económico” e a que interesses estavam ligadas essas pessoas, quem foram os beneficiados com as privatizações, algumas delas, verdadeiramente criminosas, etc. Junte-se a isto, uma europa dominada por governos neoliberais, da “cor” de Passos, um presidente da UE chamado Durão Barroso ( também da côr) e que hoje está , curiosamente, no mafioso Banco Goldman Sachs, etc, etc. Basta olhar, hoje mesmo nas noticias aqui do ZAP, que esses mesmos interesses ( alemães e o seu min. das finanças) já estão a tentar conspurcar o ambiente e envenenar mercados para nos lixarem outra vez e “empurrarem” o “bom aluno” para o governo para lhes continuar a fazer as vontades e servir os interesses. Foi assim que sacudiram com Sócrates do poder mas, muita gentinha continua a não entender (ou a preferir não entender). É o povo triste que temos.

  15. Ela não pode dizer que ele lhe mete nojo.
    Mas ele pode garrotá-la até quase lhe tirar a respiração !!! Como o fez a tantos.
    Com isso a “justiça” nem se quer preocupar . Não é problema dela…

  16. E muito triste a senhora ser condenada por um deslise oral, expressando a frustacao e angustia que esse pataqueiro lhe criou, a ela e grande parte da populacao portuguesa
    se sentiu ofendido, o coitado, esquecendo a miseria que criou e continua a criar para muitaS familias
    depois veem os abutres e hienas a defende-lo, pois gostam de laber..

  17. Arrisca a ser presa por dizer a verdade, é tambem o que eu penso desse individuo, agora ele quando foi 1ª Min, mentiu ao povo portugues descaradamente, levou milhares a miséria, anda por aì a pavonear-se, e nada. O povo é sereno. Portugal esta a ficar como no 24/4/74. Só falta criarem a pide.

  18. Esse individuo, que nao tem nome, deveria era ser preso, que propriamente, essa mulher que expressou o que sentiu.

    Temos direito ah liberdade de expressao e de expressar o que sentimos, mesmo sendo dentro dum orgao parlamentar, ou nao….

    Vivemos numa sociedade que no qual, o direito de expressar eh negada ah propria pessoa, entao, se esse individuo esta a incentivar o despejo, a incitacao de que, ela seje presa, ele que seje enclausurado numa jaula com os animais, eh o que ele merece, pois Portugal, nao era assim.

    Politicos sao o lixo da Sociedade, o lixo deveria ser despejado noutro lado, e manter as terras de Portugal bem limpinhas, que propriamente, ter virus, microorganismos insanos como esse Portugues Porco.

  19. Engraçado, que só aqui leio queixas, e mais queixas!!! Mas ninguém é capaz de colocar a mão na consciência, e admitir que vivemos neste tipo de “democracia”, porque nós povo o permitimos!!!!!
    Houve votos no País para a reeleição do 1°ministro. O povo escolheu, e depois o que aconteceu???? O povo não é nada para todo e qualquer governo, nada!!!! Abram os olhos, e parem de se vitimizar…. a culpa é unicamente nossa!!! Povo!!!! SOMOS TÃO OU MAIS CULPADOS PELA VERGONHA EM QUE SE ENCONTRA O NOSSO PAÍS!!!! PORQUE SÓ QUEREMOS REALITY SHOWS, NOVELAS, EMPRÉSTIMOS PARA TERMOS O CARRO QUE O DO VIZINHO, ETC. SOMOS MESQUINHOS, SOMOS IGNORANTES E SÓ TEMOS O QUE MERECEMOS!!!! SOMOS UNS HIPÓCRITAS!!! VIVA PORTUGAL!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.