/

Descobertos misteriosos templos no Sudão com arquitectura desconhecida

1

Alfredo e Angelo Castiglioni / Wikimedia

O arqueólogo Charles Bonnet fotografado no sítio arqueológico de Kerma, no Sudão

O arqueólogo Charles Bonnet fotografado no sítio arqueológico de Kerma, no Sudão

O arqueólogo suíço Charles Bonnet descobriu no Sudão três templos com milhares de anos, conservados debaixo do solo, que revelaram uma forma de construção até agora desconhecida na região.

As estruturas descobertas por Charles Bonnet datam de entre 2000 a 1500 antes de Cristo e foram descobertas no norte do país africano, afirmou o arqueólogo de 83 anos à agência France Presse.

Os templos são redondos, em contraste com a forma quadrangular ou retangular típica de descobertas feitas na zona, junto de Kerma, antiga cidade do reino núbio, uma das mais antigas civilizações africanas, que ocupava a região que é hoje o sul do Egito e o norte do Sudão.

Esta arquitetura é desconhecida. Não há outros exemplos na África central ou no vale do Nilo”, afirmou Bonnet, reforçando que se trata de “algo completamente novo“.

Segundo o arqueólogo, encontrar as raízes da arquitetura destes templos será na realidade desvendar “o segredo de África”.

No local, conhecido como “colina vermelha”, foram ainda descobertas “enormes fortificações”, o que poderá indiciar que há outras riquezas à espera de ver a luz do dia.

“Isso significa que esta parte do mundo era defendida por uma coligação, provavelmente pelo rei de Kerma em conjunto com povos do Darfur e do centro do Sudão” contra os avanções dos egípcios, que queriam controlar o comércio na África central, diz.

Charles Bonnet, que dirige escavações arqueológicas no Sudão há cinquenta anos, afirmou que está à espera de ser “revelada uma história do mundo extraordinária”.

“Dentro de alguns anos, a sudanologia poderá ser uma área de estudo equivalente à egiptologia”, defende o arqueólogo.

// Lusa

1 Comment

  1. Se a arquitetura é desconhecida e é encontrada pela primeira vez, como é que o arqueólogo pode afirmar tratarem-se de templos? E como podem apenas por estas, ainda desconhecidas, retratar toda a história de africa ?????
    Não sei se estou mal informado, mas nunca ouvi falar no segredo de africa. Se alguém me elucidar, ficar-lhe-ia grato.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.