Descobertos mini-cangurus pré-históricos que não sabiam saltar

llee_wu / Flickr

-

Investigadores australianos descobriram um novo género de canguru pré-histórico que corria em vez de saltar e que tinha um tamanho muito pequeno, comparativamente com os que existem actualmente.

Baptizado cookeroo, este novo género de canguru foi encontrado na área do Riversleigh World Heritage, em Queensland, Austrália, um local que é dos mais ricos do mundo em termos da presença de fósseis.

Os investigadores explicam, num artigo publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, que detectaram duas espécies deste género – o Cookeroo bulwidarri, datado de há 23 milhões de anos, e o Cookeroo hortusensis, que viveu há 18-20 milhões de anos.

A investigadora líder do estudo, Kaylene Butler, paleontologista na Escola de Ciências da Terra da Universidade de Queensland, explica no site da instituição que estes cangurus pré-históricos “eram do tamanho de wallabies muito pequenos”, com cerca de 42 a 52 centímetros de comprimento.

Crânio do Cookeroo hortusensis.

Crânio do Cookeroo hortusensis.

Os wallabies são marsupiais australianos muito semelhantes aos cangurus, mas mais pequenos.

O género cookeroo diferencia-se dos demais pela “combinação de um número de características no crânio e nos dentes“, diz ainda a investigadora no site Live Science.

Moviam-se nas quatro patas, correndo por entre uma paisagem densamente florestada, bastante diferente do deserto australiano seco que vemos hoje em dia no oeste de Queensland”, acrescenta Butler.

Estes mini-cangurus dividiam o habitat com outras espécies de cangurus pequenos, antecedentes dos cangurus actuais, que acabaram extintos.

Um detalhe interessante e que requer mais estudos para “perceber o que é tão especial nestes ancestrais dos cangurus modernos” para terem sobrevivido, enquanto outros “parentes” não resistiram, nota a investigadora.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.