Descoberto um novo dinossauro tão bizarro que está a intrigar cientistas

1

d.r. Gabriel Lio

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi: "verdadeiramente, uma mistura bizarra"

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi, “verdadeiramente, uma mistura bizarra”

Foi descoberta no Chile uma nova espécie de dinossauro que está a intrigar a comunidade científica. Isto porque não sabem como o classificar, já que os ossos fossilizados deste peculiar animal indicam que ele tinha características semelhantes às de vários e diferentes animais pré-históricos.

A descoberta está a espantar de tal modo os especialistas da Paleontologia que, para já, este novo dinossauro foi definido como “uma mistura realmente estranha“, conta o The Guardian. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os ossos fossilizados desta criatura foram encontrados no sul do Chile, por um grupo de caçadores de fósseis, e os investigadores que tiveram acesso ao achado falam dele como o vestígio de dinossauro mais espantoso encontrado nos últimos 20 anos.

Baptizado como Chilesaurus diegosuarezi, em referência a um menino de 7 anos chamado Diego que estava com os pais geólogos e que encontrou os primeiros ossos em 2004, este novo dinossauro é classificado como sendo do grupo dos terópodes, que inclui os famigerados carnívoros Tyrannosaurus rex e Velociraptor. Contudo, esta nova criatura era vegetariana.

Um terópodo que se tornou vegetariano“, explica Fernando Novas, do Museu de Ciência Natural Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires, Argentina.

A forma da cabeça e dos dentes indiciam a dieta vegetariana e as diversas características anatómicas estranhas, como a forma dos membros dianteiros e os dedos, em vez de garras, apontam para uma circunstância de evolução em função do ambiente e à medida de outras criaturas.

“Não sei como é que a evolução dos dinossauros produziu este tipo de animal, que tipo de pressões ecológicas estiveram em acção”, assume Fernando Novas, evidenciando ainda que, “o que é surpreendente, é que o mais bizarro dinossauro não é a excepção, mas a regra“.

Fernando E. Nova et al.

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

“É o animal mais abundante que encontramos”, acrescenta este elemento citado pelo The Guardian, esclarecendo que este tipo de dinossauro era o animal mais numeroso há 145 milhões de anos na Patagónia.

Os investigadores encontraram ossos fossilizados de, pelo menos, uma dúzia de animais, incluindo quatro esqueletos quase completos e bem preservados.

A maioria dos vestígios pertencerão a animais juvenis do tamanho de um perú, mas os ossos dos animais adultos indicam que estes chegariam aos três metros de cumprimento, do focinho à cauda.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.