Descoberto exoplaneta gémeo da Terra

O exoplaneta Kepler-78b (Cristina SanchisOjeda/ MIT)

Uma equipa internacional de investigadores, incluindo o português Pedro Figueira, detetou o primeiro planeta fora do Sistema Solar com uma constituição semelhante à da Terra, a partir dos cálculos da sua massa e do seu diâmetro. Os resultados da investigação são publicados hoje na revista Nature.

Identificado em agosto pelo telescópio Kepler, o planeta Kepler-78b é o menor exoplaneta (que orbita uma estrela sem ser o Sol) que se conseguiu medir, até agora, com precisão. “Pela primeira vez, conseguimos medir num planeta tanto o diâmetro como a massa, calcular a densidade e verificar que é muito próxima da do nosso planeta“, assinalou à agência Lusa Pedro Figueira, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

O investigador, o único português que participou no estudo, adiantou que, “muito provavelmente”, uma grande parte do Kepler-78b é, tal como a Terra, “composta por rocha”, contrariamente a outros exoplanetas, que são formados, sobretudo, por gás.

Contudo, ao contrário da Terra, o Kepler-78b “está muito mais próximo da sua estrela” e “é demasiado quente para albergar vida como a que nós a conhecemos”, ressalvou Pedro Figueira.

O Kepler-78b orbita a estrela Kepler-78, localizada a 400 anos-luz da Terra e com cerca de 74 por cento do diâmetro do Sol. O planeta tem uma temperatura à superfície entre os 1.800ºC e os 3.300ºC.

Segundo o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, eventualmente o Kepler-78b “será destruído pela força gravítica, que tem vindo a reduzir o tamanho da sua órbita”.

“É uma descoberta muito interessante, não só a nível do interesse científico da semelhança das propriedades do planeta [com as da Terra], mas também como etapa, no sentido em que nos aproximamos cada vez mais de um planeta com as mesmas propriedades do nosso”, frisou Pedro Figueira.

A partir de 2016, o espetrógrafo Expresso, em cuja construção Portugal participa, será usado para procurar planetas fora do Sistema Solar com massa semelhante à da Terra, em zona habitável de uma estrela, com água em estado líquido à superfície.

ZAP / Lusa