/

Descoberto esqueleto completo de um camelo híbrido na Áustria

Alfred Galik / VetMeduni Vienna

Esqueleto completo de camelo

Um grupo de arqueólogos encontrou um esqueleto completo de um camelo, em Tulln, na Áustria. Uma descoberta inédita na Europa, onde se tinham encontrado, até agora, apenas alguns ossos dispersos destes animais.

O esqueleto foi encontrado no âmbito das obras num centro comercial em Tulln, na Áustria, e foi datado como sendo do Século XVII.

Os arqueólogos acreditam que o camelo viajou da Turquia para a Áustria com o exército otomano, aquando da Segunda Guerra Otomana contra a dinastia dos Habsburgos.

O exército otomano usava camelos, além de cavalos, como meios de transporte e como apoios para carregar mantimentos e outros materiais. Os animais tornavam-se eles próprios comida, em tempos de escassez.

Mas o facto de o esqueleto estar inteiro indicia que “o animal não foi sacrificado e logo esquartejado”, explica Alfred Galik, do Instituto de Anatomia, Histologia e Embriologia da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, um dos responsáveis pela descoberta.

Citado pelo Europapress.es, Alfred Galik refere ainda que o camelo “pode ter sido adquirido como parte de uma troca”, considerando que se trata de um animal “exótico” para a região austríaca onde foi encontrado.

As análises genéticas feitas aos ossos revelaram que se trata do esqueleto de “um híbrido macho de um dromedário na linha materna e de um camelo bactriano na linha paterna”, conforme sustenta a referida publicação.

Os cruzamentos eram habituais na altura do império otomano, até porque “os híbridos eram mais fáceis de manejar, mais resistentes e maiores do que os seus pais”, explica Alfred Galik, notando assim que eram “especialmente adequados para uso militar”.

Esta descoberta é única na Europa, tratando-se de um esqueleto completo, depois de se terem encontrado alguns ossos de camelos na Sérvia e na Bélgica datados da época romana.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.