Descoberto antibiótico contra bactéria responsável por infeções nos hospitais

npmeijer / Flickr

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um antibiótico eficaz contra a bactéria responsável por grande parte das infeções que se contraem nos hospitais, a Staphylococcus aureus, um micro-organismo resistente a quase todos os antibióticos.

A divulgação da descoberta foi feita este sábado pela agência de notícias espanhola EFE, que revela que o novo antibiótico contra a Staphylococcus aureus foi desenhado por uma equipa dirigida pela Universidade de Notre Dame, no estado norte-americano de Indiana, na qual participou também o Instituto de Química-Física Rocasolano, de Madrid.

Staphylococcus aureus gera doenças da pele, meningites, pneumonias, sepsias, sendo o organismo que está envolvido na maior parte das infecções adquiridas após uma cirugia ou hospitalização.

A resistência das bactérias aos antibióticos é um problema de saúde mundial muito preocupante: “Há cada vez menos antibióticos novos e mais patogénicos super-resistentes”, explicou Juan A. Hermoso, o investigador do Departamento de Cristalografia do instituto madrileno e um dos autores do estudo.

O ano passado, o primeiro-ministro britânico, Davdi Cameron, alertou mesmo que o mundo poderá ser “lançado de volta à Idade Média da medicina” caso não sejam tomadas medidas para enfrentar a crescente resistência aos antibióticos.

ZAP / Lusa