Cidades medievais subterrâneas descobertas na selva do Camboja

Hostelworld.com

Templo de Angkor Wat, Siem Reap (Camboja)

Templo de Angkor Wat, Siem Reap (Camboja)

Especialistas consideram que esta descoberta é uma das mais importantes dos últimos anos e vai proporcionar novas pistas sobre o colapso do império Angkor no século XV.

Uma equipa de arqueólogos australianos encontrou um complexo de cidades medievais sob uma floresta localizada perto do templo hinduista de Angkor Wat, Siem Reap, no Camboja.

O estudo, publicado esta segunda-feira no Journal of Archaeological Science, teve por base uma nova tecnologia laser que permitiu esta revolucionária descoberta.

A equipa estima que esse complexo tenha uma extensão de quase dois mil quilómetros e que algumas cidades, com 900 a 1.400 anos de existência, podem rivalizar em tamanho com Phnom Penh, atual capital deste país asiático.

“Existem cidades debaixo desta floresta que não fazíamos ideia de que ali estavam”, afirmou o arqueólogo Damian Evans, que lidera a investigação, em declarações ao The Guardian.

A pesquisa foi realizada através do sistema Lidar, uma tecnologia de sensores laser utilizados a partir de um helicóptero, que regista imagens topográficas de alta resolução “extremamente detalhadas e precisas”.

Além de ajudar a identificar “padrões geométricos misteriosos”, que podem corresponder a jardins antigos, as imagens permitiram também entender como funcionavam os sistemas de aproveitamento e distribuição de água.

Evans sublinha que esta enorme descoberta poderá proporcionar ainda novas pistas sobre o colapso do império de Angkor, que começou inicialmente nessa região e desapareceu misteriosamente no século XV.

“O nosso conhecimento sobre as capitais pós-Angkor fornece-nos também novas perspetivas sobre o seu colapso”, explica Evans ao jornal britânico.

“Há a ideia de que, de alguma forma, os Thais invadiram a região e toda a população fugiu em direção ao sul – mas isso não aconteceu, porque não há cidades para onde pudessem ter fugido. Isso põe em causa toda a noção que temos do declínio de Angkor”, continua.

Especialistas desta área concordam que esta é uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos.

Evans obteve financiamento por parte do Conselho Europeu de Investigação (ERC), depois do sucesso do seu primeiro Lidar, em 2012.

Na altura, o arqueólogo encontrou um complexo urbano que ligava vários templos medievais como é o caso de Beng Mealea e Koh Ker com Angkor.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.