/

Descoberta uma quarta tribo ancestral na origem dos Europeus

Eppie R. Jones et al.

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

Sempre se pensou que os genes dos europeus fossem uma mistura dos de três tribos ancestrais – mas uma pesquisa recente revelou que uma quarta tribo deixou a sua herança na pool genética dos Europeus contemporâneos.

Até agora, os antropólogos acreditavam que a herança genética europeia tinha origem em três tribos ancestrais, sendo uma mistura dos genes de caçadores indígenas, de agricultores do Médio Oriente, e de uma tribo com origem na Idade do Bronze.

Mas uma nova análise de DNA a restos fossilizados de ossadas humanas com mais de 10 mil anos, encontradas no leste da Geórgia mostrou que há uma quarta tribo na origem dos genes dos Europeus.

De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, a quarta contribuição para a herança genética europeia provém de uma tribo de pastores Yamnaya que se separaram da sua população original há 3.000 anos e chegaram à Europa provenientes das regiões mais orientais das antigas estepes, onde actualmente se encontram a Rússia e a Ucrânia.

Eppie R. Jones, investigador do Trinity College de Dublin, na Irlanda, e principal autor do estudo, acredita que terá sido esta tribo a trazer para a Europa os dialectos indo-europeus, que deram origem à maior parte das línguas actualmente faladas no Velho Continente.

“A questão de saber de onde vieram os próprios Yamnaya era até agora um mistério“, diz ao EurekAlert! o investigador Andrea Manica, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge.

“Os nosso resultados permitiram descobrir que metade dos genes desta tribo teriam raízes em tribos de caçadores-recolectores anteriores ao surgimento das populações de agricultores na região”, diz o biólogo, especializado em Ecologia Evolucionária e co-autor do estudo.

“A outra metade dos genes parece ter origem em migrantes do Oriente Médio, fundadores das primeiras tribos agrícolas na Europa”, acrescenta Andrea Manica.

De acordo com os resultados do estudo, as duas populações ter-se-ão miscigenado há mais de 25 mil anos, antes da última Idade do Gelo, dando origem às tribos de pastores Yamnaya das estepes orientais.

A tribo perdida que há 3.000 anos deixou as estepes transformou as populações da Europa central e setentrional – e os cientistas estimam que a herança genética dos Noruegueses, por exemplo, possa ter até 50% de contributo Yamnaya.

O estudo lança assim uma nova luz acerca da origem ancestral dos Europeus – e clarifica que a nossa pool genética é afinal mais rica do que se pensava.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.