/

Deputado francês multado por chamar “Senhor” à presidente Sandrine Mazetier

Richard Ying / Flickr

A presidente em exercício da Assembleia Nacional francesa, Sandrine Mazetier

O deputado Julien Aubert foi multado por se recusar a tratar a presidente em exercício da Assembleia Nacional francesa, Sandrine Mazetier, por ‘Senhora Presidente’, noticiou a AFP.

Durante o debate desta segunda-feira à noite, sobre a transição energética em França, Julien Aubert, deputado da UMP, o partido de centro-direita de Nicolás Sarcozy, insistia em dirigir-se a Sandrine Mazetier como ‘Senhor Presidente’ e não ‘Senhora Presidente’.

“Senhor Aubert, ou o senhor respeita a presidente da reunião, ou teremos um problema. É Senhora Presidente ou terá uma chamada de atenção registada em acta”, avisou Sandrine Mazertier.

Julien Aubert / Wikimedia

Julien Aubert, deputado da UMP

Julien Aubert, deputado da UMP

Eu aplico as regras da Academia Francesa, a instituição que define a linguagem francesa, que rejeita a feminização de cargos”, retorquiu o deputado.

Os títulos no feminino provocam frequentes discussões na Assembleia Nacional, sendo rejeitados pela maioria dos deputados, mas foi a primeira vez que a questão terminou com a aplicação de uma multa.

“Castiga-me como se eu tivesse mostrado o dedo à Presidência. O que eu fiz foi falar francês. Mea maxima culpa”, justificou Aubert aos jornalistas.

A multa, no valor de 1.378 euros, será descontada no próximo vencimento.

Os membros da UMP consideram tratar-se de “uma sanção escandalosa” e garantem que se vão quotizar em solidariedade com o seu colega de bancada.

Deputados dos partidos de esquerda sublinharam que Sandrine Mazertier se limitou a cumprir uma instrução do gabinete da Assembleia Nacional, aprovada em 1998 e revista em 2000, que obriga ao tratamento no feminino dos cargos exercidos por mulheres no parlamento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.