Deixar um bebé a chorar não faz mal nenhum (até ajuda a adormecer)

Bebé a chorar

A hora de dormir é um grande dilema para os pais de bebés com dificuldades em adormecer mas um novo estudo vem dar uma ajuda com dois métodos eficazes para um sono mais rápido.

O chamado método Ferber – que consiste em deixar os bebés chorarem até adormecerem – é muito difícil de aplicar para os pais e estudos passados concluíram que pode ser stressante para as crianças.

Mas uma nova pesquisa, realizada por investigadores australianos, apurou que é uma forma mais rápida de adormecer os bebés e sem causar danos emocionais, nem comportamentais.

Conclusões apuradas depois de uma pesquisa efectuada com 43 bebés com dificuldades em adormecerem, com idades entre os seis e os 16 meses, e que foram sujeitos a duas técnicas para promover o sono.

Um dos métodos é a tal prática de deixar as crianças a chorar, sem as ir confortar, por períodos de tempo cada vez maiores, até caírem no sono.

A outra técnica consiste em deitar as crianças mais tarde de uma forma gradual, na tentativa de que estejam mais sonolentas e adormeçam mais facilmente.

Os investigadores, liderados pelo professor Michael Gradisar, director da Clínica de Sono da Criança e do Adolescente da Universidade Flinders, na Austrália, constataram que deixar as crianças a chorar as leva a adormecer 13 minutos mais depressa e que deitá-las mais tarde as faz adormecer 10 minutos mais cedo, em comparação com outros métodos utilizados pelos pais, nomeadamente embalarem os bebés no colo.

No estudo publicado no jornal científico Pediatrics, notam-se os “benefícios significativos para o sono” deste método Ferber, sublinhando-se que “não transmite nenhuma resposta adversa de stress ou efeitos de longo termo na relação pais-criança ou nas emoções e comportamento da criança”.

Estas conclusões vão no sentido contrário de um estudo anterior que associou o método Ferber com elevados níveis da chamada hormona do stress – cortisol – nas crianças sujeitas a este processo.

A nova pesquisa não detectou quaisquer níveis anómalos desta hormona, nem registou quaisquer outros problemas nas crianças analisadas, doze meses depois do estudo.

À luz destes dados, a universidade aconselha que os pais tentem primeiro a técnica de deitar os filhos gradualmente mais tarde e que só depois, se esta não resultar, comecem o método Ferber em dias em que não tenham planos para a manhã seguinte.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.