De mochila às costas, ciclistas recolhem alimentos em Santarém

Zane Selvans / Flickr

-

O movimento Mochila às Costas realiza, no dia 19 deste mês, a terceira Recolha de Alimentos em Bicicleta, num percurso de vários quilómetros, porta a porta, na freguesia de Alcanede e da Gançaria, no concelho de Santarém.

João Ferreira, um dos responsáveis do movimento Mochila às Costas, disse esta quarta-feira à agência Lusa que, depois de um interregno em 2013, a iniciativa, repensada, realiza-se este ano já não na altura do Natal mas da Páscoa, mantendo o espírito de aliar uma atividade desportiva à vontade de ajudar quem mais precisa.

Já com 51 inscritos, o movimento espera superar o número de voluntários da primeira edição (2011), 70, e de casas visitadas, mais de 2.500, nos muitos quilómetros percorridos de bicicleta com uma mochila às costas para ir guardando os bens recolhidos.

Este ano, a iniciativa é aberta às pessoas que, por diversos motivos, não se sentem à vontade para fazer o percurso de bicicleta, podendo fazê-lo a pé, sobretudo nas zonas urbanas da freguesia, havendo igualmente alguns pontos de recolha para quem não possa fazer a oferta nesse dia, referiu.

Por outro lado, graças ao apoio do Agrupamento de Escolas Afonso Henriques, existirão algumas bicicletas que podem ser emprestadas a quem não as tenha, disse, adiantando que a parceria com instituições e empresas permite ainda que os participantes possam usar balneários, dispor de seguro e de manutenção para as bicicletas e ainda receber brindes e refeições no dia do evento.

Entre as ofertas vai contar-se uma mochila, símbolo da iniciativa, para usarem na recolha de alimentos.

Nas iniciativas realizadas em 2011 e 2012, o movimento recolheu mais de três toneladas de alimentos, tendo ainda angariado roupa e brinquedos e alguns donativos monetários que converteu em fraldas e alimentos em falta, como papas para crianças, sendo que em 2012 foram apoiadas 191 pessoas de 60 famílias.

João Ferreira realçou que a forma como é feita a recolha, em contacto direto com as pessoas, permite ainda detetar novas situações de carência.

Para apoiar nos custos do evento, o movimento criou uma conta solidária (NIB: 004554444026344227426), que, caso exista saldo, este será convertido em alimentos e bens de higiene para juntar aos cabazes.

No próximo sábado, para “transmitir conhecimentos de pequenos gestos que podem salvar vidas”, realiza-se um workshop de Suporte Básico de Vida, limitado a 75 participantes.

O movimento surgiu de um grupo informal de pessoas, que conta com apoios ao nível de infraestruturas, equipamentos, viaturas e recursos humanos das instituições que se envolveram no projeto, nomeadamente a Junta de Freguesia de Alcanede e da Gançaria, a Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, os Escuteiros – Agrupamento 1073 Gançaria, a Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.