//

Daniel Bessa critica peso exagerado do CDS na Câmara do Porto

RTP / Flickr

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto Daniel Bessa afastou qualquer influência do presidente da autarquia, Rui Moreira, na sua demissão e considerou que «há CDS a mais» num movimento que nasceu como independente.

Em declarações no programa da Rádio Renascença Conversas Cruzadas, que é transmitido no domingo depois do meio-dia, Daniel Bessa afastou qualquer associação entre as críticas do presidente da autarquia à gestão dos fundos comunitários e a sua demissão. Esta associação foi feita por o ex-ministro socialista integrar um grupo de personalidades que aconselham o Governo nos fundos estruturais.

Bessa garantiu que ignora o que o presidente da Câmara do Porto disse sobre o assunto: «Sabe que não sei o que o dr. Rui Moreira disse sobre a questão dos fundos estruturais? Peço imensa desculpa, mas não sei. Não sei.»

A propósito da eventual responsabilidade do CDS na sua demissão, Bessa adiantou que «convive muito mal com situações em que, por exemplo, alguém queira o [seu] lugar e faça o possível e o impossível e o que é aceitável e não é aceitável para desgastar o artista que está a ocupar a função porque parece querê-la».

Perante a pressão, confessou que a sua primeira reacção foi dizer «olhe sirva-se! À vontade! Não há problema nenhum!»

Face à insistência do entrevistador quanto à identidade do destinatário das suas críticas, Bessa atalhou: «Eu vou dizer que não me sentia bem e que achei melhor sair de cena».

«Se olhar para a Mesa da Assembleia Municipal, se olhar para a direcção do grupo de deputados municipais, encontra uma expressão que é exagerada – acho eu – do CDS naquele grupo», acrescentou.

No seguimento, reforçou: «Acho que há uma desproporção manifesta entre o peso que o CDS tem na mesa da Assembleia e que tem na direcção do grupo. Parece-me um exagero para um movimento que nasceu como independente. Pode ser pouco mais que aparência e pode não valer mais que isto».

Depois da demissão de Daniel Bessa, o cargo de presidente da Assembleia Municipal foi preenchido por Miguel Pereira Leite, um independente da área do CDS.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.