Crocante ou suave? Textura dos alimentos influencia percepção das calorias

seanmasn / Flickr

-

É do conhecimento geral que uns palitos bem crocantes de cenoura são uma opção muito menos calórica do que, por exemplo, um puré de batata com bastante leite e manteiga. E um novo estudo vem agora mostrar isso mesmo, como a textura dos alimentos pode ajudar-nos a estimar a quantidade de calorias que ingerimos.

A pesquisa, publicada no Journal of Consumer Research, revela que as pessoas tendem a atribuir uma maior quantidade de calorias a alimentos macios e suaves, em comparação com os mais duros e ásperos.

Isto porque, geralmente, a sensação de um alimento na boca (também conhecida por paladar) afecta a nossa percepção de quantas calorias determinado tipo de alimento tem, podendo também influenciar a quantidade que acabamos por comer.

«O efeito desta estimativa de calorias baseada na textura é impulsionado por um nível inferior de mastigação, ou seja, de menor esforço. Pelo contrário, alimentos mais duros exigem um maior esforço a mastigar», explicam os investigadores.

O estudo, conduzido por cientistas da Universidade do Sul da Flórida, da Universidade do Michigan e da Columbia, incluiu cinco experiências, uma das quais consistia nos participantes assistirem a anúncios comerciais na televisão enquanto comiam pequenos pedaços de brownie. Apenas a metade das pessoas foi perguntado quantas calorias achavam que aqueles brownies tinham.

Dentro destes grupos, a uns foram dados pedaços suaves, a outros pedaços mais duros.

No final desta experiência em particular, os investigadores repararam que os participantes que não tinham que se preocupar com as calorias consumiram mais pedaços suaves de brownie; por outro lado, o grupo que tinha de pensar na quantidade de calorias que estava a ingerir comeu uma maior quantidade de pedaços mais duros.

A verdade é que não é segredo para ninguém que as nossas papilas gustativas têm preferência por alimentos mais calóricos.

Estudos anteriores tinham já descoberto que os alimentos mais “gordos” contêm algumas propriedades chave a nível de textura, como a viscosidade e a lubricidade.

«Entender como a textura dos alimentos pode influenciar as percepções das calorias, a escolha dos alimentos e a quantidade que se consome pode ajudar a incentivar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis na alimentação», concluem os investigadores.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.