/

Croata Kolinda Kitarovic primeira mulher eleita presidente nos Balcãs

Gleamlight, securitydefenceagenda / Flickr

Kolinda Grabar Kitarovic, de 46 anos, eleita presidente da Croácia

Kolinda Grabar Kitarovic, de 46 anos, eleita presidente da Croácia

A antiga ministra dos Negócios Estrangeiros croata, a conservadora Kolinda Grabar Kitarovic, foi este domingo eleita presidente da Croácia, na segunda volta das presidenciais, indica uma sondagem à boca das urnas divulgada pela televisão pública croata, HRT.

Kolinda Grabar Kitarovic, de 46 anos, obteve 51,4% dos votos contra 48,6% do chefe de Estado cessante, o social-democrata Ivo Josipovic, de acordo com a sondagem do instituto IPSOS PULS.

Caso os resultados oficiais, que serão publicados durante a noite, confirmem a vitória de Grabar Kitarovic, será a primeira mulher nos Balcãs eleita presidente por sufrágio universal.

No final da primeira volta, há duas semanas, Josipovic, de 57 anos, jurista de formação e compositor de música clássica, que se candidatou a segundo mandato de cinco anos, venceu à justa a antiga chefe da diplomacia croata (2005-2008).

O resultado da primeira volta representou um duro golpe para Josipovic, candidato da coligação de esquerda SDP, no poder, que as sondagens davam inicialmente como grande favorito.

Antiga república jugoslava, independente desde 1991, a Croácia tornou-se em 2013 o 28.º país-membro da União Europeia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.