/

Crimeia aprova reunificação com a Rússia

REPUBLIC OF CRIMEA / Flickr

-

Os habitantes da Crimeia aprovaram este domingo em referendo, com 93% dos votos, a reunificação com a Rússia, segundo uma sondagem à boca das urnas do Instituto para Investigação Política e Sociológica da ex-república autónoma ucraniana.

“93% dos residentes na Crimeia apoiam a reunificação da Crimeia com a Rússia, 7% pronunciaram-se a favor do estatuto autónomo da Crimeia dentro da Ucrânia”, indicaram as autoridades separatistas da Crimeia, citadas pela AFP.

O primeiro-ministro pró-russo da Crimeia, Serguii Axionov, saudou hoje a decisão “histórica” expressa no referendo.

“Obrigado a todos quantos participaram no referendo e fizeram a sua escolha. Hoje, tomámos uma decisão muito importante que ficará para a história”, declarou Axionov na sua conta no Twitter.

O referendo, cujas duas perguntas eram “Aprova a reunificação da Crimeia com a Rússia como membro da federação da Rússia?” e “Aprova a restauração da Constituição da Crimeia de 1992 e o estatuto da Crimeia como fazendo parte da Ucrânia?”, é considerado ilegal pelas novas autoridades de Kiev e pela maioria da comunidade internacional.

Só Moscovo defende que se trata de uma consulta “legítima”.

Seis décadas após a decisão unilateral do então dirigente soviético Nikita Khrushchev de anexar à Ucrânia a região tradicionalmente russa, as respostas às duas questões colocadas aos eleitores da Crimeia no referendo de hoje poderão definir por muito tempo as relações entre Rússia e ocidente.

Cerca de 1.200 assembleias de voto estiveram abertas em toda a Crimeia entre as 8h (6h em Lisboa) e as 20h (18h em Lisboa). O resultado do referendo será validado se a taxa de participação ultrapassar os 50%.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.