/

Descoberta a fórmula para a pizza perfeita

foto: Studio Cl Art / Photl

foto: Studio Cl Art / Photl

A hora de comer pizza é muitas vezes encarada como uma agradável surpresa ou uma profunda desilusão, quer seja pelo tamanho da massa, pelo recheio, pelo tempo de cozedura, vários são os elementos que definem o grau de satisfação quando se abre a boca para a primeira fatia.

Um estudo da Universidade de Sheffield, contudo, pelas mãos da matemática Eugenia Cheng  vem dar a resposta ideal a todos os que procuram a melhor pizza de sempre. Através de uma equação matemática, a investigadora conclui que a pizza perfeita se define pelo seu tamanho e pela rigidez da base, reduzindo-a a um algoritmo matemático.

foto: On the perfect size for a pizza

foto: On the perfect size for a pizza

No seu trabalho On the perfect size for a pizza, Eugenia Cheng encontra uma relação directa entre o tamanho da pizza e a experiência de degustação. Tendo como base o tamanho da pizza e a  espessura e rigidez da base.

Ao site Co.Design, Cheng afirma que “a fórmula mostra como a massa é desperdiçada à volta nos casos das pizzas pequenas”, uma vez que “as partes centrais têm muito mais recheio que as partes de fora”, havendo uma melhor distribuição do recheio, menor espessura e maior rigidez da massa em pizzas maiores.

Este estudo foi criado a pedido da cadeia de restaurantes britânica PizzaExpress de modo a perceberem o porque de pizzas maiores estarem a ser vendidas melhor que as clássicas, mais pequenas.

Apesar do algoritmo criado, a investigadora afirma ainda que a criação da melhor pizza vai muito para além da Matemática. “Como grande parte das comidas, esta escolha nem sempre é racional, e juntar diferentes recheios podem criar resultados inesperados”. Nesse sentido Cheng conclui “Já experimentou batata na pizza? Parece uma estranha combinação, mas é uma experiência deliciosa”.

RC, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.