/

Crato popõe a homólogo britânico escola luso-inglesa em Londres

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação português afirmou esta terça-feira que o seu homólogo britânico, interessado no ensino da língua portuguesa, apoiou hoje o projecto de criação de uma escola bilingue luso-inglesa em Londres.

“Falámos na criação de uma escola bilingue em Londres que ensine parte do parte do currículo em inglês e parte em português, à semelhança do que já existe, por exemplo, em Berlim. O ministro Michael Gove mostrou todo o interesse em colaborar e estabelecemos já contactos a serem desenvolvidos nos próximos meses”, disse o ministro português à agência Lusa, após um encontro com o seu homólogo, na capital britânica

Segundo o governante, o projecto desta escola está a ser conduzido pela coordenadora do ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, Regina Duarte, que pretendia abrir já no próximo ano lectivo, porém o ministério da Educação britânico levantou dúvidas e atrasou o processo para mais tarde.

O objetivo da “Anglo-Portuguese School of London” é estabelecer-se como uma escola independente, financiada por fundos públicos, mas com autonomia na gestão, nomeadamente de horários e currículo.

A candidatura propunha abrir inicialmente para cerca de 250 crianças com idades entre os 4 e 7 anos e, no nível secundário, entre os 11 e 12 anos, mas o Ministério britânico apresentou exigências relativas ao pré-escolar e primeiros anos da primária, referiu o governante.

Nuno Crato manifestou o apoio ao projecto, que considera “importante, não só para emigrantes, como também para pais e filhos que pretendam estudar a língua portuguesa por uma razão ou por outra”.

O ministro português relatou que a importância do domínio de várias línguas ficou visível na visita que efectuou recentemente a uma escola bilingue romeno-portuguesa em Bucareste, criada por iniciativa de professores não portugueses.

O ensino da língua portuguesa no sistema educativo britânico ocupou grande parte do encontro dos dois ministros, tendo Nuno Crato proposto negociar um acordo para que universidades portuguesas possam dar treino a professores de português britânicos no ensino de língua portuguesa.

Discutiram ainda a elaboração de um programa “que permita a professores portugueses passarem algum tempo no Reino Unido, ajudando professores britânicos a ensinar português nas escolas”.

O ministro português deslocou-se à capital britânica a convite do seu homólogo para participar no Fórum Mundial da Educação, que termina na quarta-feira e que juntou ministros de mais de 80 países e no qual esteve também presente o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.