/

Craig Steven Wright confessa: sou o senhor Bitcoin

Cinco meses depois, o australiano que em dezembro foi investigado por ser alegadamente o inventor da criptomoeda  Bitcoin, confessou agora ser de facto o o misterioso “Satoshi Nakamoto”.

O empresário australiano Craig Steven Wright, engenheiro informático e especialista em criptografia de 44 anos, assumiu esta segunda-feira, em entrevista à BBC, ser o criador da moeda virtual Bitcoin, tendo apresentado provas que apenas poderiam estar na posse do inventor original da bitcoin.

A revelação coloca fim a um dos maiores mistérios contemporâneos, depois de em dezembro uma investigação da Wired e do Gizmodo ter revelado que Craig Wright estaria a ser investigado pelas Finanças australianas por alegadamene ser Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinhavam as duas publicações.

O mistério está agora desfeito. Wright colocou fim a anos de especulação, e provou a sua identidade, da única forma possível: assinou mensagens com chaves criptográficas criadas nos primeiros tempos de desenvolvimento e transacção de bitcoins.

Estas chaves ficaram associadas aos primeiros blocos de moeda produzidos e transaccionados.

“Estes foram os blocos que usei em Janeiro de 2009 para enviar 10 bitcoins a Hal Finney, um dos especialistas em segurança que ajudou a desenvolver a moeda”, explica Wright à BBC.

(dr) cointelegraph.com

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O empresário australiano lamenta ter sido forçado a revelar a sua identidade.

“Quero trabalhar, quero continuar a fazer o que faço, não quero dinheiro, não quero fama, não quero adoração”, diz.

Quero apenas que me deixem em paz“, afirmou o pai da moeda virtual mais usada na Internet.

Segundo a BBC, membros proeminentes da comunidade Bitcoin e da sua equipa nuclear de desenvolvimento, como Gavin Andresen, já confirmaram a alegação de  Craig Steven Wright.

A Bitcoin é uma criptomoeda criada há 7 anos, baseada numa unidade de dinheiro virtual que usa criptografia para assegurar transacções online e para controlar, de forma descentralizada, a criação de novas unidades da moeda.

Por ter origem virtualmente indetectável e ser possível mantê-la em grandes quantidades sem registos, a moeda tem sido associada ao financiamento de actividades ilegais, como o tráfico de droga ou o terrorismo.

Neste momento, está cotada em 441.70 dólares, ou seja, 1 bitcoin vale algo como 384 euros.

Curiosamente, segundo a Coindesk, a moeda teve uma quebra brusca de cotação após a revelação da sua paternidade, tendo caído dos 452 para os 441 dólares.

Aparentemente, a fiel comunidade Bitcoin preferia que o seu pai fosse o enigmático génio japonês “Satoshi Nakamoto”, em vez de simplesmente um empresário especialista em criptografia australiano.

Fenómeno que por certo passará rapidamente.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.